Apuração que citava Lula é arquivada pelo MP de Portugal

O ministério investigava suposto repasse de valores da empresa Portugal Telecom para o Partido dos Trabalhadores

O Ministério Público de Portugal arquivou denúncias que citavam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em suposto repasse irregular para quitar dívidas de campanha.

Por total falta de provas, o MP português a investigação sobre a denúncia de que a Portugal Telecom, presidida na época por Miguel Horta e Costa, teria repassado US$ 7 milhões para o Partido dos Trabalhadores.

A investigação aponta, apenas, que Miguel Horta e o ex-presidente Lula se reuniram uma única vez no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), mas não houve constatação de que o assunto da conversa era sobre algum pagamento.

Segundo as informações do MP, o motivo da conversa seria o interesse dos portugueses na compra da Telemig, para ingressar no mercado brasileiro.

Ao mesmo tempo, o Ministério Público brasileiro, ao apurar as denúncias, concluiu que não é possível afirmar que Miguel Horta teria prometido pagar ao PT a quantia.

A investigação foi aberta em 2013, quando, em depoimento, o publicitário Marcos Valério citou a suposta transferência. Porém, das quatro contas citadas pelo publicitário, uma não existia e duas não puderam ser rastreadas. Na conta localizada e rastreada pela Polícia Federal não foram encontrados vínculos entre o dinheiro.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do jornal “Estadão

PT Cast