Empresário que hostilizou petista aparece 18 vezes em delação

Danilo Amaral atacou ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha em restaurante em 2015; Empresa do agressor é acusada, em delação, de lavagem de dinheiro

O empresário Danilo Amaral ganhou ‘fama’ nas redes e na imprensa em maio de 2015 por hostilizar o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha em um restaurante. Na ocasião, ele criticou o ministro pelos gastos no programa Mais Médicos.

O nome do empresário, que no vídeo reclama do investimento de R$ 1 bilhão no programa que beneficiou 63 milhões de brasileiros levando médicos para lugares do Brasil com carência de atendimento em saúde, apareceu 18 vezes na delação premiada da família de Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro, segundo reportagem da revista “Piauí“. 

A empresa do agressor, a Trindade, aparece 65 vezes na delação e é investigada por ter recebido R$ 30 milhões em um esquema para lavar dinheiro proveniente de desvios ilegais de contratos no setor de petróleo.

Segundo a revista, a Trindade Investimentos teria sido usada para receber os recursos ilícitos depois que as empreiteiras, donas de contratos com a Transpetro, resolveram não pagar propina no exterior nem em espécie.

“Foi uma forma que o depoente encontrou à época para receber valores decorrentes de vantagens ilícitas de fornecedores da Transpetro com os quais seu pai estava tendo dificuldade no recebimento”, diz a delação de Expedito Machado, caçula de Sérgio e responsável por operar o esquema de lavagem do dinheiro do pai.

Ainda de acordo com a delação, com a intermediação de Machado, a Queiroz Galvão teria repassado a verba para a Trindade para contratos que envolviam estudos técnicos, o que seria uma forma de justificar o dinheiro utilizado em propinas. 

O filho de Machado seria próximo de Amaral e o teria ajudado também a vender ativos da sua empresa para a NM Engenharia, o que seria um “saldo” que Machado tinha para receber. 

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da revista Piauí

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast