Deputada Ana Paula Lima é a nova integrante da bancada do PT

Como parlamentar, a petista reafirma seu compromisso com a valorização da saúde pública em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras

Denner Ovidio

Deputada Ana Paula Lima

A deputada Ana Paula Lima (PT-SC) é a mais nova parlamentar eleita pelo Partido dos Trabalhadores. Ela é a 57ª integrante da Bancada do PT.

Dois meses depois das eleições, a Justiça Eleitoral reconheceu os votos válidos da candidata, Ivana Laís da Conceição, que havia sido impugnada por uma pendência na inscrição. Com os votos de Laís somados ao PT, Ana Paula Lima assegurou sua vaga.

A enfermeira, formada pela Universidade do Vale do Itajaí, tem muito orgulho da profissão e a tem como base para pautar suas propostas, ações e projetos que pretende levar para a Câmara. Atualmente, integra a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, onde atua na defesa de projetos em favor de todos os catarinenses.

Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores em 1987, onde começou a sua trajetória política. Foi a primeira mulher deputada estadual eleita por Blumenau, em 2002.

Também foi a primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, entre 2007 e 2008. Foi lá que esteve à frente do movimento que originou a Bancada Feminina.

Defensora das pautas de interesse das mulheres, criou a lei que institui o Observatório da violência contra a mulher em Santa Catarina, e esteve sempre na luta pelos direitos femininos e pela humanização do parto.

Ana Paula também propôs a diminuição do período de recesso dos deputados de 90 para 30 dias e o fim do pagamento das sessões extraordinárias durante as férias.

Como deputada federal, ela confirma seu compromisso à valorização do SUS, através da luta pela retomada dos investimentos da saúde pública, destinação de recursos para hospitais e valorização dos profissionais desta área.
“Quero poder somar a este campo de luta e esperança, com destaque para a agenda da Saúde / SUS, valorização da enfermagem, igualdade de gênero e direitos das mulheres, das trabalhadoras e trabalhadores”.

A deputada também promete legislar a favor dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, através da luta contra os retrocessos na legislação trabalhista e previdenciária e pelo fim da PEC da reforma da Previdência.

Da Redação da Secretaria Nacional de Mulheres do PT