Deputado de MG quer inclusão de vale do Rio Doce na Sudene

Para Leonardo Monteiro, região está empobrecida e sofre com a degradação ambiental, crise hídrica e êxodo populacional

Divulgação

Deputado Federal Leonardo Monteiro (PT-MG). Foto: Divulgação

Uma das lutas do deputado federal Leonardo Monteiro (PT-MG) é a aprovação de um projeto de lei que quer incluir a região do Vale do Rio Doce na Sudene, uma autarquia responsável pelo desenvolvimento regional,e que hoje abrange os Estados do nordeste e parte do Espírito Santo.

Isso porque, segundo ele, a região, que fica em Minas Gerais, enfrenta problemas sérios. Zona de intensa exploração mineral, a região sofre com a degradação ambiental, o êxodo populacional, crise hídrica e empobrecimento.

A Sudene foi fundada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2007. Sua criação inicial ocorreu na década de 1950, mas o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso extinguiu a autarquia, em 2001. Lula, porém, visualizou o papel estratégico do órgão para fomentar a geração de emprego e renda nas regiões menos desenvolvidas do país.

O ex-presidente visitará o vale do Rio Doce na próxima semana, como parte da caravana Lula Pelo Brasil em Minas Gerais.

O projeto de Monteiro pode beneficiar 68 municípios, que passariam a integrar as políticas de fomento da Sudene. Entre elas, a implantação de agências de banco do Nordeste, com a possibilidade de crédito, por exemplo. “A inclusão dessa área na Sudene pode recolocar a região na linha do desenvolvimento”, diz ele.

Monteiro explica que cidades que há dez anos possuíam 10 mil habitantes, hoje contam com apenas 5 mil. Muita gente foi para outros lugares – sobretudo Estados Unidos – em busca de melhores oportunidades, conta o parlamentar.

“Essa região já produziu muita riqueza para o país, e hoje está degradada do ponto de vista ambiental, empobrecida”, diz. Monteiro lembra que foi na região que a empresa Vale do Rio Doce tornou-se uma das maiores mineradoras do mundo.

A situação agravou-se com a tragédia de Mariana, quando uma barragem de rejeitos de mineração foi rompida, espalhando uma lama tóxica pelo leito do rio Doce. “A água do rio está contaminada, o que contribui para o empobrecimento da região”, diz ele.

Segundo o deputado, o projeto conta com o apoio de outros deputados de Minas Gerais, e já foi votado o regime de urgência. Sua previsão é de que a proposta entre na pauta da Câmara dos Deputados já nas próximas semanas.

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Minas Gerais, que acontece em outubro, é a segunda etapa do projeto que ainda deve alcançar as demais regiões do Brasil.

Em agosto e setembro, Lula pegou a estrada e percorreu os nove estados nordestinos, visitou inúmeras cidades, ouviu e conversou com o povo.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista nos últimos dois anos.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast