Deputado quer derrubar projeto de Alckmin que reduz investimento em universidades

João Paulo Rillo (PT-SP) acusa o governador de promover o desmonte de universidades de projeção internacional

João Paulo Rillo, deputado estadual do PT

O deputado estadual João Paulo Rillo (PT-SP) apresentará duas emendas ao projeto de lei 587, que reduz o investimento as universidades do estado de São Paulo. O texto trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), encaminhado à Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Segundo a proposta de Alckmin, o piso de 9,57% de quota parte do estado sobre a arredação do ICMS, passou a ser teto. Assim, o governo limitou o índice de investimento possível de se fazer no desenvolvimento das universidades estaduais USP, Unesp e Unicamp, cujos departamentos desenvolvem pesquisas com instituições internacionais.

A proposta do deputado Rillo está alinhada com a do Fórum das Seis, formado pelos sindicatos e as associações sindicais das três universidades.

“Na primeira, suprimo do texto original a palavra “máximo”, excluindo assim a limitação, e estabelecendo 9,57% como percentual mínimo de repasse. Na outra emenda, sugiro um aumento do percentual mínimo para 11,6%, índice defendido pelo Fórum das Seis” revelou o deputado.

Para Rillo, o futuro da educação e do desenvolvimento científico e tecnológico do estado e do País está seriamente comprometido. Ele lembrou que as universidades se mantêm com os mesmos 9,57% desde 1995, apesar das mudanças econômicas, variação dos custos operacionais e do constante aumento de estudantes a ingressarem nas universidades. Segundo ele, a população estudantil das três instituições aumentou em mais de 90%, desde então.

“Estamos assistindo ao desmonte das universidades públicas paulistas nos governos tucanos, com consequências nefastas para o ensino superior. Mas educação, os tucanos já deixaram claro, não é prioridade para eles”, alertou o deputado.

Rillo disse que Alckmin foi além dos tucanos que o sucederam com suas conhecidas políticas de arrocho. Segundo ele, os outros nunca tiveram a coragem de desinvestimento tão grande. Para o deputado, Alckmin sinaliza que não vai pagar nem os 9,57%.

“O gesto do governador revela um modus operandi do PSDB, de estratégias tirânicas de desinformação e assédio moral. O reflexo pode ser confirmado a toda semana, nas assembleias, com cada vez mais professores e, infelizmente, nos milhares de alunos prejudicados pela irresponsabilidade do governador”, destaca Rillo.

Por Guilherme Ferreira, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast