Deputado quer soluções para “Crimes de Maio”

Renato Simões, do PT, vai levar o caso a debate na Câmara dos Deputados

Gustavo-BezerraPT-na-Câmara6

Deputado Renato Simões quer a completa apuração das responsabilidades sobre mortes ocorridas em 2006

Em busca da elucidação da série de assassinatos que ficaram conhecidos como “Crimes de Maio”, ocorridos em 2006, o deputado federal Renato Simões (PT-SP) solicitou à Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados a realização de audiência pública para tratar do tema. Ele pretende discutir os atos de violação aos direitos humanos cometidos pelas polícias Civil e Militar de São Paulo em resposta aos ataques promovidos pela facção criminosa que domina os presídios do estado.

O deputado também protocolou requerimento no qual solicita ao Ministério da Justiça que seja determinada a participação da Polícia Federal nas investigações.

Os crimes ocorreram entre 12 e 20 de maio de 2006 e resultaram em nada menos que  505 assassinatos. As mortes ocorreram, segundo o parlamentar, para o  “restabelecimento da ordem” promovido pela polícia paulista após os atentados cometidos por criminosos ligados à facção.  Até o momento, as circunstâncias em que ocorreram a maioria dos homicídios não foram esclarecidas.

Em relatório enviado pela Secretaria de Segurança Pública do estado à  Comissão Especial “Crimes de Maio”, há uma listagem dos boletins de ocorrência registrados na época. Os supostos autores de ataques a policiais foram encontrados, mas na maioria dos casos de assassinatos de civis “o crime não foi esclarecido”, segundo os registros.

O governo paulista reafirma que não houve abusos e defende que não há motivo para reabrir uma investigação arquivada pela Justiça. De acordo com Renato Simões, essa decisão é um retrocesso, uma violação aos direitos humanos.

“Infelizmente, o Governo do Estado de São Paulo optou pela decisão mais cômoda, embora haja um apelo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República para que isso seja feito”, informou o parlamentar.

O Movimento Mães de Maio, que reúne familiares de vítimas de chacinas e ações de execução sumárias em São Paulo, reivindica ao Ministério da Justiça os inquéritos feitos pela Polícia Federal. Eles também cobram do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que as graves violações aos direitos humanos sejam federalizados.

Para o deputado, a elucidação dos eventos e uma eventual punição dos culpados pode resultar num grande avanço da sociedade brasileira.

“Em pleno regime democrático, não podemos mais tolerar que agentes policiais hajam impunes, matando e torturando pessoas de forma indiscriminada e com a anuência das autoridades locais do sistema judiciário”, ressaltou Simões.

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast