Deputado vai divulgar lista de latifúndios no Congresso

Valmir Assunção, do PT da Bahia, quer apresentar à ministra da Agricultura, Kátia Abreu, a realidade do campo no Brasil

Kátia Abreu, da Agricultura: para a ministra, não existem latifúndios no Brasil

Um dia depois de a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, declarar ao jornal “Folha de S.Paulo” que não há latifúndios no Brasil, um dos principais representantes dos trabalhadores sem-terra no Congresso Nacional, o deputado Valmir Assunção (PT-BA), decidiu reagir.

Militante e assentado do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Assunção se comprometeu, tão logo se inicie os trabalhos do Congresso, a divulgar e, em seguida, entregar à ministra uma lista de todos os latifúndios do País.

O deputado também prometeu apresentar em plenário as informações coletadas pela Comissão da Verdade sobre o massacre de povos indígenas por latifundiários. Isso porque, na mesma entrevista, a ministra acusou os índios de, em vez de permanecerem nas florestas, invadirem as plantações de fazendeiros no Mato Grosso do Sul.

De acordo com o deputado petista, dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) mostram que mais de 100 milhões de hectares de terra estão nas mãos de latifundiários.

Além disso, relatório da Comissão Pastoral da Terra (CPT) informa um aumento de 150% do número de mortes de indígenas, entre 2012 e 2013.

Em 2012 formam mortos seis indígenas em conflitos pela terra. Em 2013, dos 34 trabalhadores rurais assassinados naquele ano, 15 eram indígenas.

Por Guilherme Ferreira, da Agência PT de Notícias