Deputados pedem pressão popular por reforma política

A manifestação na capital federal foi marcada por cobranças pela reforma política e combate à corrupção

A manifestação convocada por centrais sindicais e movimentos sociais em Brasília (DF) contou com a participação de parlamentares do PT, que endossaram as cobranças pela reforma política e combate à corrupção. Mais de duas mil pessoas compareceram, nesta sexta-feira (13), às proximidades da Rodoviária do Plano Piloto, no centro da cidade.

O ato foi convocado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil (CTB), com o apoio de entidades como a União Nacional dos Estudantes e o Movimento LGBT.

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) pediu ao povo que permaneça vigilante e pressione o Congresso Nacional para que faça as reformas política, tributária e de comunicação. Para ela, a oposição se apropria de uma “lógica de impeachment golpista”, mas os partidos progressistas e os movimentos sociais não irão permitir.

“Nós não vamos permitir que seja pisoteada a democracia e o Brasil. Estamos e vamos continuar nas ruas”, afirmou Kokay.

Para o presidente do PT Distrito Federal, Roberto Policarpo, quem é a favor do financiamento privado de campanha é a favor da corrupção. “É preciso ver quem são os partidos e os parlamentares contra ou a favor do financiamento privado de campanha”, ressaltou Policarpo.

Segundo o presidente da CUT-DF, Rodrigo Brito, várias entidades fazem uma campanha permanente pela aprovação de uma profunda reforma política. Para ele, o financiamento privado de campanha potencializa a possibilidade de corrupção. “Se não coibirmos o financiamento de campanha, a corrupção não irá acabar”, ressaltou.

Por Guilherme Ferreira, da Agência PT de Notícias