Deputados petistas comemoram redução de mortes por HIV

Amauri Teixeira e Dr. Rosinha defendem mais ações de prevenção

Deputados do PT na Câmara se disseram felizes com os dados que apontam uma grande redução nas mortes em decorrência do HIV no Brasil. Estudo divulgado esta semana pela revista inglesa The Lancet indica que os óbitos por esta causa no Brasil caíram de 17 mil em 1996 para 10 mil em 2013. O Ministério da Saúde tem conseguido tornar cada vez mais universal o tratamento e isso contribuiu para o aumento da expectativa de vida das pessoas com o vírus”, comenta o deputado Dr. Rosinha (PT-PR). “Infelizmente, por conta disso, muitas pessoas podem ter relaxado em relação à prevenção e é preciso intensificar o processo de educação para que isso não ocorra”, afirmou Rosinha.

O estudo da The Lancet destaca que o ritmo de queda nas mortes e infecções vem se ampliando desde o ano 2000, quando os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram estabelecidos na tentativa de frear o avanço dessas doenças até 2015. “As mortes por HIV/Aids no Brasil caíram de forma mais rápida que a média global, de 1,5% entre 2000 e 2013”, ressalta o relatório da pesquisa.

A publicação cita o Brasil como um país de vanguarda na luta global para garantir acesso a medicamentos antirretrovirais, mas destaca que é preciso fazer mais para salvar as 10 mil vidas perdidas para o HIV todos os anos, desde os anos 90. “Conseguimos ampliar e melhorar o combate, o que aumentou a sobrevida dos pacientes e reduziu muito a mortalidade dessa doença, mas não podemos baixar a guarda”, diz o presidente da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara, deputado Amauri Teixeira (PT-BA).

“Em alguns segmentos e faixas etárias houve um certo relaxamento quanto à prevenção e não podemos permitir que isso aconteça. Podemos comemorar os dados que apontam a redução significativa das mortes, mas devemos ficar atentos para que não haja um retrocesso”, explica Teixeira.

Prevenção – De acordo com a o Ministério da Saúde, o Brasil é o país que mais compra e distribui camisinhas no mundo (625 milhões de unidades, em 2013). Atualmente, um dos dez países do mundo, e o único da América Latina, a adotar todas as novas tecnologias de prevenção como a recente ampliação do tratamento aos adultos com testes positivos de HIV, mesmo sem comprometimento do sistema imunológico. Essa medida resultou em um aumento de cerca de 40% no número de pessoas iniciando o tratamento com antirretrovirais nos primeiros seis meses de 2014, em relação ao mesmo período do ano passado.

 

 

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast