Desemprego no Brasil volta a cair

Pesquisa PNAD Contínua mostra taxa de desocupação de 6,8%, no segundo trimestre deste ano

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), divulgada nesta quinta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra uma redução de 0,6% no índice de desemprego, comparada com o mesmo período do ano passado, quando o estava em 7,4%, e em comparação com o primeiro trimestre deste ano, quando atingiu 7,1%.

A pesquisa mostra que mais de 92,1 milhões de pessoas estavam empregadas no segundo trimestre deste ano, contra 6,8 milhões de desocupados. O número representa um percentual de 56,9% da população brasileira no mercado de trabalho formal, contra 56,7% do primeiro trimestre de 2014. No segundo trimestre do ano passado, o número de empregados chegava a 90,6 milhões de pessoas.

Avanço feminino – O número de mulheres que ingressaram no mercado de trabalho cresceu 0,5% no segundo trimestre deste ano. Passou de 8,7% de mulheres desempregadas para 8,2%. A variação mostra uma queda no desemprego maior entre as mulheres em comparação com os homens.

O percentual de homens desempregados no segundo trimestre passou de 5,9% para 5,8%. Quando comparado com o mesmo período do ano passado, observa-se que a redução foi apenas 0,2%, quando a taxa de desemprego entre os homens chegada a 6%.

Norte-Nordeste – A região Nordeste registou a maior queda no número de desempregados em relação ao restante do País, com redução de 0,5%. O mesmo foi registrado na região Norte. Entretanto, a região ainda compreende o maior número de desempregados, com 8,8%, seguido da região Norte, com 7,2% de desempregados. Entretanto, quando comparado com o mesmo período do ano passado, o número de desempregados cai 1,2% no Nordeste e 1,1% no Norte.

A pesquisa consultou 211.344 domicílios, em mais 3,5 mil municípios de todo o País. Para a PNAD Contínua foram usados novos conceitos recomendados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias

PT Cast