Desmatamento da Amazônia Legal cai 18% em um ano

Índice é o segundo menor da taxa histórica, iniciada em 1988. Em 10 anos, houve redução de 83% no desmatamento da região

Reprodução

Izabella Teixeira, do MMA: resultados melhores do que os esperados

A taxa de desmatamento da Amazônia Legal caiu 18% entre agosto de 2013 e julho deste ano. O total desmatado neste período foi de 4.848 km², enquanto na avaliação anterior foram registrados 5.891 km² de desmatamento do bioma. Os dados fazem parte do Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a taxa atual é a segunda menor deste 1988 e fica atrás, apenas, dos registros de 2012, quando foram desmatados 4.571 km². Segundo a ministra Izabella Teixeira, o governo da presidenta Dilma Rousseff apresenta as quatro menores taxas históricas de desmatamento da Amazônia Legal.

“Os dados mostram o compromisso do governo com a Política Nacional de Clima, que tem a meta de chegar a 2020 com 3,9 mil km² de desmatamento. Nós estamos, inclusive, mais à frente do que era esperado”, explicou a ministra, em coletiva de imprensa na quarta-feira (26).

O levantamento também aponta redução de 83% na taxa de desmatamento entre 2004 e 2014. Há 10 anos, o desmatamento de florestas foi de 27.772 km². Além disso, houve queda de 22% no desmatamento no Pará e 39% no Maranhão. O Prodes ainda pontou aumento nos índices somente em Roraima e Acre.

A Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro e é composta pelo Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Parte do Maranhão também compõe a Amazônia Legal.

Para a ministra do Meio Ambiente, a atuação do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Força Nacional e dos sistemas criados como forma de fortalecimento da fiscalização ambiental são responsáveis pela melhora nos resultados das taxas de desmatamento.

“Esses são os dados oficiais do desmatamento do Brasil: reduzimos o desmatamento da Amazônia e temos a segunda menor taxa da história. Vamos continuar trabalhando para reduzir ainda mais”, disse Izabella Teixeira.

Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias