Desmatamento na Amazônia Legal caiu 82% em 10 anos

No período, foi registrado o desmatamento de uma área de 5.012 km², em comparação com os 27.772 km² registrados entre agosto de 2003 e julho de 2004

Reprodução

O desmatamento na Amazônia Legal caiu 82% nos últimos 10 anos, segundo dados do Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica por Satélites (Prodes), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados nesta sexta-feira (14), em Brasília.

Entre agosto de 2013 e julho de 2014, houve uma redução de 15%, em relação aos 12 meses anteriores. A área da Amazônia Legal abrange os estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Nesse período, foi registrado o desmatamento de uma área de 5.012 km². A região desmatada entre agosto de 2003 e julho de 2004, representou um total de 27.772 km².

Para o ministro a Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, o resultado é uma demonstração, uma “ostentação de êxito” da política ambiental do país “que deve ser, mais que registrada, celebrada”.

Os estados com maior redução do desmatamento, em relação ao período anterior, foram o Maranhão (36%), o Tocantins (32%) e Rondônia (27%). Os estados que mais desmataram no último período foram o Acre (40%), o Amapá (35%) e Roraima (29%).

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciou que a pasta firmou um acordo com o governo do Acre para que o estado seja o primeiro a disponibilizar para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) os dados do estado.

“Vai ser o primeiro estado que vai integrar a informação do que estão autorizando retirar. Em dez dias, até duas semanas, o Ibama deve receber as informações. Vamos cruzar esses dados e entender na dinâmica do território o que é legal e o que é ilegal ou sem autorização”, disse.

Segundo a ministra, uma das justificativas para o aumento da área desmatada no estado são as políticas públicas para assentamentos rurais.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Agência Brasil

PT Cast