Dia 19: adesão dos trabalhadores em transportes é confirmada

Luta em defesa da aposentadoria conta com a adesão de diversas categorias

Paulo Pinto/Agência PT

Protesto contra a reforma previdenciária de Temer: de novo, querem que só pobres paguem a conta

Nesta segunda-feira (19) será realizado em todo o Brasil o Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência que o ilegítimo e golpista Michel Temer (PMDB-SP) quer aprovar a qualquer custo ainda este mês. Se for aprovada, a reforma acaba com a aposentadoria de milhões de brasileiros que terão dificuldades para cumprir as novas regras que Temer quer impor.

Os trabalhadores em transportes da base da CNTTL vão seguir a orientação das centrais e, independente da Reforma entrar em votação no Congresso, vão realizar paralisações de 24 horas.

Depois de várias tentativas frustradas, a nova proposta do governo, que prevê aumento da idade mínima de concessão da aposentadoria para 62 anos, no caso das mulheres, e 65 anos para os homens, deve ser votada no dia 19, 20 ou 21 de fevereiro na Câmara dos Deputados, se a base aliada garantir os 308 votos necessários para aprovar a Proposta de Emenda Constitucional.

O presidente da CNTTL, Paulo João Eustasia, o Paulinho, reforça que todos os modais devem acatar a orientação da CUT e das centrais. “Agora é Greve Geral. Nossas futuras gerações vão nos cobrar, caso a gente não faça nada para barrar esse retrocesso. Portanto, os todos os exercícios de guerra devem ser mantidos”,  afirma Paulinho.

Previdência não está quebrada

Temer mente ao falar que a Previdência Social está quebrada e não terá dinheiro para pagar as aposentadorias, caso não seja aprovada a Reforma. Relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado, liderada pelo senador Paulo Paim (PT/RS), diz o contrário: a Previdência tem dinheiro. Em 15 anos (2000 a 2015) o superávit foi de R$ 2.1 trilhões.

Se Temer quisesse mesmo “acabar com privilégios”, não perdoaria as dívidas dos grandes devedores da Previdência Social, como tem feito de forma descarada. A sonegação (dinheiro público que foi pelo ralo) atingiu R$ 4,7 trilhões.

Segundo a CPI, o governo manipula dados e cálculos, com o apoio da grande imprensa, visando acabar com a previdência pública.  A intenção é entregar para iniciativa privada um potencial enorme de lucro as custas dos trabalhadores, especialmente os mais pobres.

Agentes de trânsito também participarão de atos na segunda-feira

Os agentes de trânsito da base do Sindviários vão participar do Dia Nacional de Lutas nesta segunda (19) em atos que serão realizados no estado de São Paulo.

Na capital paulista, a categoria participa da mobilização na Av. Paulista, que começa às 16h, com concentração no MASP.

Os trabalhadores em Campinas vão para ato no Largo do Rosário, às 17 h e em Santos, a categoria participa de ato na Praça da Independência, às 18h. Os trabalhadores em Sorocaba devem participar de mobilização no centro da cidade.

A Greve Geral/Dia Nacional de Lutas contra a Reforma da Previdência nesta segunda-feira (19) será marcado por atos e paralisações em todo o Brasil.

Por CNTTL