Dia da Mulher terá mobilização pela reforma política

A ação integra as mobilizações para a coleta de assinaturas pela reforma política iniciadas na última terça-feira (10) pelo PT em todo o país.

Divulgação

Gleide Andrade

As mobilizações articuladas pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para a reforma política estão a todo vapor. Ontem (10), o partido que comemorou 35 anos e celebrou a data realizando o seu primeiro e maior ato em defesa da causa convocando militantes e sociedade civil a aderir ao projeto em todo o país. Segundo a vice-presidenta Nacional do PT e coordenadora da campanha, Gleide Andrade, a próxima grande mobilização ocorrerá em 8 de março, data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher.

“Estamos organizando agora a coleta do 8 de março vinculada à proposta que nós temos de paridade para as mulheres e homens na política” explica Gleide Andrade. Segundo a vice-presidenta petista, a primeira reunião sobre a mobilização foi realizada ontem e contou com a presença da secretária Nacional de Mulheres do PT, Laisy Moriére.

A proposta de reforma política defendida pelo PT tem como um de seus motes o aumento compulsório da presença feminina na ocupação de cargos em instâncias da política nacional. Isso ocorre porque, mesmo com o avanço em eleger a primeira mulher como presidenta da República, o Brasil ainda enfrenta uma realidade de desigualdade de gêneros na política.

No ano passado, dos 27 governadores eleitos no pleito de outubro, apenas Suely Campos (PP) foi eleita como governadora, em Roraima. No Senado Federal, do total de 81 senadores, apenas 12 são mulheres. Na Câmara dos Deputados, a realidade de desigualdade também é presente: as mulheres representam apenas 51 do total de 513 deputados federais que integram a Casa.

Campanha – O projeto de reforma política presentado pelo PT defende ainda o financiamento público de campanhas eleitorais e o voto em lista fechada preordenada. Com a proposta, além de impedir a influência do poder econômico no sistema político os eleitores brasileiros passariam a votar em programas de governo apresentados pelos partidos.

A coleta de assinatura pela reforma política será realizada até que seja alcançado o número de 1,5 milhões de adesões necessárias para que a proposta chegue ao Congresso Nacional. Os pontos de coleta de assinaturas estão presentes em todas os estados brasileiros, em centros de grande circulação como rodoviárias e praças públicas.

O Dia Nacional de Mobilização para Coleta de Assinaturas pela Reforma Política, realizado ontem, foi bem avaliado pela vice-presidenta do partido “A avaliação geral que nós fizemos é que foi muito positivo. Houve uma resposta muito grande da militância do PT”, afirma. Na semana que vem, o partido iniciará o processo de quantificação das assinaturas obtidas em todos os estados do País.

Confira abaixo as fotos registradas durante o Dia de Mobilização Nacional para Coleta de Assinaturas pela Reforma Política:

Por Victoria Almeida, da Agência PT de Notícias.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast