Dia Nacional de luta por Lula Livre tem atos e panfletagem

Principal manifestação foi realizada em frente ao Tribunal Regional Federal da 4ª região, em Porto Alegre, com a presença de parlamentares do PT

cut

Ato por Lula Livre em frente ao TRF-4

Esta sexta-feira (13), foi o Dia Nacional de Luta por Lula Livre, com atos pelo Brasil, marcando o início de uma série de mobilizações que culminará em um grande ato de inscrição da candidatura de Lula em Brasília, no dia 15 de agosto.

O principal ato foi realizado na cidade de Porto Alegre, em frente ao Tribunal Regional Federal da 4ª região, que ratificou a decisão arbitrário do juiz de primeira instância, Sérgio Moro, condenando Lula a uma prisão política.

Também ocorreram manifestações em Minas Gerais, Goiás, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Rio de Janeiro, além de uma manifestação em Lisboa, Portugal.

Em Porto Alegre, estiveram presentes lideranças como a deputada Maria do Rosário (PT-RS), os deputados Pepe Vargas (PT-RS) e Henrique Fontana (PT-RS), o vice-presidente do PT, Alexandre Padilha, e o presidente da CUT, Vagner Freitas.

Com início ao meio-dia, o ato se estendeu até o meio da tarde, recebendo, por volta das 14h, uma marcha de militantes da CUT-RS. “Estamos aqui para chamar atenção da população para o que aconteceu no último domingo, uma ação parcial de setores do judiciário, de parte deste tribunal, que rasgou a nossa Constituição para manter Lula preso”, destacou Alexandre Padilha. “Somente com muita pressão e mobilização popular conseguiremos garantir o direito de Lula ser candidato”, reforçou.

A deputada Maria do Rosário afirmou que “não só o Partido dos Trabalhadores como todos aqueles que defendem a democracia estão protestando contra tudo o que aconteceu com o presidente Lula”.

Para ela, “há muito ativismo político na Justiça. O Judiciário virou um ambiente político contra a esquerda e contra Lula. Lula é um preso político e está sendo perseguido. E o que nós defendemos é a liberdade”.

Segundo Pepe Vargas, a importância do ato é “denunciar a farsa judicial que condenou Lula sem provas, pois Lula não cometeu nenhum crime”.

“Nós estamos aqui denunciado os crimes praticados por Carlos Thompson Flores, Gebran Neto e por Sérgio Moro, que ao arrepio da lei acabaram na prática cassando a liminar de um desembargador que dava liberdade a Lula. Eles precisam deixar claro que estão praticando ativismo judicial motivado por razões políticas, para impedir Lula de ser candidato à presidência da República.”

Segundo Henrique Fontana, “o Brasil não pode continuar neste ambiente de golpe de exceção. O que ocorreu no último domingo foi quase inacreditável. Se desmascarou aquilo que faltava da máscara de Moro e de setores do Judiciário que participam deste golpe”.

“Todos nós, brasileiros que queremos o Brasil de volta, que queremos a democracia de volta, que queremos voltar a mudar este país, temos que nos mobilizar muito nos próximos dias para garantir que no dia 15 de agosto a gente tenha um grande ato em Brasília, na inscrição de Lula como candidato”.

“Hoje é mais um dia de mobilização em defesa da democracia brasileira e em defesa da liberdade para Lula e pelo seu direito de ser o nosso candidato a presidente da República”, ressaltou o deputado.

Caminhada em Porto Alegre por Lula Livre

Para Vagner Freitas, a ação de Moro e do TRF4 no último domingo (8) foi política e interesseira. “Eles manobraram para manter o ex-presidente preso, levando em consideração não o que manda a Constituição, mas o que a liberdade de Lula acarretaria nas eleições presidenciais. É essa denúncia que fazemos”, ressalta.

“Viramos uma republiqueta da toga aliada à mídia golpista que faz de tudo para tirar Lula das eleições”, disse, acrescentando que “a segurança de todos que está em risco. É a do pobre, dos negros e das mulheres, que sempre foram tratados de forma desumana e podem sofrer ainda mais com a perda de espaço na democracia, pois o Brasil não vive mais num Estado Democrático de Direito”.

Atos pelo Brasil

No Rio de Janeiro, um ato com artistas, intelectuais e centenas de defensores da democracia reunidos na Cinelândia exigiu a liberdade do ex-presidente Lula. O local é ponto histórico de manifestações da cidade.

#LulaLivreJá

Publicado por Partido dos Trabalhadores RJ em Sexta, 13 de julho de 2018

#AoVivo – Ato #LulaLivre na Cinelândia

Publicado por Partido dos Trabalhadores RJ em Sexta, 13 de julho de 2018

Ato em Fortaleza, capital do Ceará, reuniu centenas de pessoas no centro da cidade por Lula Livre.

Ato no centro de Fortaleza por Lula Livre

Aro em Fortaleza por Lula Livre

Em Pernambuco foi realizada atividade de panfletagem na capital, Recife, além de abaixo assinado e campanha de filiação nas cidades de Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e Petrolina.

Bom dia 13!#Lulalivreja Panfletagem na Sete de Setembro com Conde da Boa Vista !

Publicado por PT Pernambuco Lula da Silva em Sexta, 13 de julho de 2018

Coleta de assinaturas em Cabo de Santo Agostinho

Abaixo assinado por #Lulalivreja e campanha de filiação ao PT em Camaragibe.

Publicado por PT Pernambuco Lula da Silva em Sexta, 13 de julho de 2018

Coleta de assinaturas no abaixo assinado pela liberdade de Lula, em Petrolândia. #LulaLivreja

Publicado por PT Pernambuco Lula da Silva em Sexta, 13 de julho de 2018

Panfletagem em Goiânia, capital de Goiás, por Lula Livre.

Panfletagem em Goiânia

Na Paraíba, o PT local realizou panfletagem e dialogou com a população nas ruas de João Pessoa.

Panfletagem em João Pessoa (PB)

Em Belo Horizonte, Minas Gerais, também foi realizada atividade de panfletagem em defesa da liberdade de Lula.

Panfletagem por Lula Livre em Belo Horizonte

Panfletagem por Lula Livre em Belo Horizonte

Em Alagoas, o evento mobilizou a região central da capital Maceió

Publicado por PT Alagoas em Sexta, 13 de julho de 2018

Publicado por PT Alagoas em Sexta, 13 de julho de 2018

Em São Luís, Maranhão, ato exigiu Lula Livre e repudiou a perseguição do judiciário ao ex-presidente.

Em São Luís, lideranças políticas e movimentos sociais de esquerda manifestaram, neste 13 de julho, seu repúdio à…

Publicado por Jornalistas Livres em Sexta, 13 de julho de 2018

Da Redação da Agência PT de notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast