Diferença salarial entre sexos é menor em pequenas empresas

Homens ganham 23% a mais que mulheres nas menores empresas. Nas maiores, diferença pode chegar a 44,5%

semana

A diferença do salário médio entre homens e mulheres é reduzida nas micro e pequenas empresas. Levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Diesse), aponta que quanto maior a empresa, maior a diferença salarial entre os sexos.

Os dados fazem parte do Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras Em Micro e Pequenas Empresas, divulgado nesta segunda-feira (3).

De acordo com a pesquisa, nas menores empresas os homens ganham 23% a mais que as mulheres, enquanto nas maiores a diferença pode chegar a 44,5%.

Entre 2002 e 2012, a diferença salarial entre homens e mulheres nas pequenas empresas passou de 26% para 23%. Nas grandes e médias empresas, houve aumento de 42,8% para 44,5%.

Além disso, o levantamento registra que 62% dos cargos com remuneração acima de dez salários mínimos são ocupados por homens e 38%, por mulheres.

De acordo com o presidente do Sebrae, Luiz Barreto, o número de emprego para mulheres em pequenas empresas cresceu 93% nos últimos dez anos. Para os homens, o aumento foi de 58%.

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast