Dilma anuncia corte de 10% no próprio salário

De acordo com anúncio da presidenta, na manhã desta sexta-feira, salário do vice-presidente e dos ministros também serão reduzidos. Ela fez declaração à imprensa sobre reforma ministerial e administrativa

Foto: Lula Marques/Agência PT

Com o intuito de apoiar o ajuste fiscal promovido pelo governo federal e garantir a retomada do crescimento da economia brasileira, a presidenta Dilma Rousseff anunciou, nesta sexta-feira (2), reformas ministerial e administrativa. Entre as mudanças, está a redução em 10% nos salários da presidenta e do vice-presidente, Michel Temer.

Além disso, fazem parte da reforma administrativa o corte de 10% dos salários dos ministros.

Durante a cerimônia de anúncio, a presidenta também informou sobre a extinção de oito ministérios e secretarias, além de 30 secretarias nacionais em todas as pastas, inclusive aquelas que não passaram por mudanças. Cerca de 3 mil cargos comissionados serão extintos.

Ainda segundo Dilma, os gastos do governo federal com custeios serão reduzidos em 20%, com limites de gastos com telefones, passagens e diárias, além de metas de eficiência no uso de água e energia.

A presidenta também declarou que a União vai revisar todos os contratos de aluguel e prestação de serviços.

Dilma informou que criou a Comissão Permanente da Reforma do Estado, que se guiará por recomendações da Câmara de Gestão e Competitividade, criada durante o primeiro mandato da petista.

“A gestão pública requer uma atenção que não é eventual. É uma atenção que tem de ser permanente, tem de ser sistemática e tem de ser qualificada. Porque governa-se não para os integrantes do Estado, governa-se para toda a população desse enorme país”, explicou.

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast