Mais R$ 2,6 bi para mobilidade urbana

A presidenta Dilma Rousseff anunciou o investimento de R$ 2,6 bilhões para obras de mobilidade urbana e contra enchentes em São Paulo, nesta quinta-feira (26). O montante faz parte dos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Além da execução de obras de drenagem, canalização, e implantação de reservatórios, serão destinados mais de R$ 1,9 bilhão para a construção de 51,7 km de corredores de ônibus. Para a presidenta, os problemas de mobilidade são consequência de anos sem grandes investimentos na área. “Tivemos muitos anos de baixo investimento em transporte coletivo, enquanto isso, a população continuava se expandindo”, disse.

Para Dilma, as obras anunciadas são importantes por contemplarem áreas sensíveis à população. “Sem transporte, saneamento e habitação temos um problema inevitável: crise urbana”, disse.

Para combater as enchentes que ocorrem no período de chuva em São Paulo, serão construídos quatro reservatórios de água, ao custo de R$ 651 milhões.

Transporte –  Dilma atribui os gargalos existentes no trânsito de São Paulo aos muitos anos de baixo investimento em transportes. Ela ainda reafirmou a necessidade de fornecer melhor condições para que os motoristas troquem os carros por metrôs e ônibus. “ O ruim é não ter transporte coletivo de qualidade para influenciar a população a usá-lo. É preciso persuadir o motorista a deixar o carro em casa e usá-lo apenas aos finais de semana”, explicou.

A presidente lembrou que em 2005, o governo contava com apenas R$ 1 bilhão de reais para fazer investimentos no Brasil inteiro. “ Nós investimentos porque decidimos com a nossa autonomia, somos um governo soberano”, completou Dilma.

Mauá e Ribeirão Pires, que fazem parte da região metropolitana, também vão receber investimentos em mobilidade, no total de R$ 96 milhões. Em Mauá, será construído um viaduto exclusivo para transporte publico coletivo. Já em Ribeirão Pires serão feitas a transposição da via férrea e a implantação de uma faixa exclusiva de transporte coletivo.

Linha 6 –   O anúncio aconteceu na mesma cerimônia de assinatura do contrato de financiamento de R$ 1,7 bilhão do Banco Nacional de Desenvolvimento do Estado (BNDES), para a construção da Linha 6 – laranja, do Metrô. A obra, conhecida como a “linha das universidades”, vai beneficiar 630 mil passageiros por dia, ligando o centro às regiões oeste da cidade No total, serão 16km, cruzando várias universidades, como a Fundação Armando Alvares Penteado, Faculdade Getúlio Vargas e Mackenzie.

Dilma ressaltou a importância do alinhamento entre esfera federal, estadual e da prefeitura de São Paulo em nome do benefício da população, ao liberar a verba para as obras. “Essas parcerias entre os três entes mostram o avanço da democracia”, disse.

Copa  – No encerramento do discurso, Dilma agradeceu ao  presentes pelo sucesso que a Copa tem sido. “Nós mostramos que somos perfeitamente capazes de garantir a segurança da Copa. O povo brasileiro mostra que tem autoestima e orgulho do País. Hoje, sem dúvida, já é a Copa das Copas”.

Por Camila Denes, da Agência PT de Notícias