Dilma anuncia Levy na Fazenda e Barbosa no Planejamento

Ministérios da Fazenda e Planejamento têm novos titulares

levy barbosa

Joaquim Levy assume o Ministério da Fazenda; Nelson Barbosa passa a comandar o Ministério do Planejamento

A presidenta Dilma Rousseff anunciou, na tarde desta quinta-feira (27), os nomes que vão compor a equipe econômica de seu segundo mandato. Alexandre Tombini permanece na presidência do Banco Central, Joaquim Levy assume o Ministério da Fazenda e Nelson Barbosa vai para o Ministério do Planejamento.

A Presidência da República informou que os integrantes da nova equipe vão despachar no Palácio do Planalto durante o período de transição.

Alexandre Tombini é economista formado pela UnB e PhD pela Universidade de Illinois (EUA). É funcionário de carreira do Banco Central desde 1998 e, no fim de 2010, foi escolhido pela presidenta eleita para presidir o Banco, a partir de 2011.

Joaquim Levy é engenheiro formado pela UFRJ e PhD em economia pela Universidade de Chicago (EUA). Foi secretário do Tesouro Nacional de 2003 a 2006. Também foi vice-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento e secretário da Fazenda do Rio de Janeiro no primeiro mandato de Sérgio Cabral. Desde 2010, trabalha no Bradesco Asset Management, divisão de gestão de recursos do Bradesco, onde ocupa atualmente o cargo de Diretor-Superintendente.

Nelson Barbosa é economista e professor. Formado em economia pela UFRJ e PhD pela New School for Social Research em Nova York (EUA), foi secretário-executivo do Ministério da Fazenda de 2011 a 2013. Barbosa é professor titular da Escola de Economia de São Paulo da FGV, professor adjunto do Instituto de Economia da UFRJ e pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE/FGV).

Da Redação da Agência PT de Notícias