Dilma: decisão de Teori é importante para estabelecer primado na lei

Ministro determinou que Moro devolva ao STF apuração sobre Lula. Para a presidenta, divulgação de áudios feriu a base do estado democrático de direito

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff considerou “importante” a decisão do ministro Teori Zavascki, que determinou ao juiz federal Sérgio Moro o envio das investigações envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato ao Supremo Tribunal Federal (STF).

“A decisão do ministro Teori é importante porque estabelece o primado na lei nas relações dos órgãos que investigam com o presidente Lula” declarou Dilma, após visitar uma instalação militar em Brasília (DF), nesta quarta-feira (23).

Para a presidenta, “foi um absurdo” a divulgação de interceptações telefônicas, pois “feriu a base do estado democrático de direito e as garantias e direitos constitucionais da Presidência da República”.

“Vazar diálogos pessoais que não fazem parte da investigação é uma violência e um padrão que não se deve aceitar ou compactuar, pois atinge a todos. Nenhuma democracia moderna compactua com esse tipo de prática. Acho que a sociedade brasileira conquistou a duras penas o processo que nos levou à construção do que temos hoje: um País com liberdade de expressão, de manifestação e instituições sólidas. Respeitá-las e preservá-las é o nosso objetivo”, declarou.

Dilma acredita que todos os brasileiros devem estar preocupados quando os processos investigativos e judiciais não são feitos dentro da lei. “Porque a base do estado democrático é o cumprimento por todos da legislação”, completou.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast