Dilma homologa terras índigenas

Na próxima semana, o Planejamento autoriza a seleção para o provimento de 220 cargos para agentes da Funai

A presidenta Dilma Rousseff decreta, na próxima segunda-feira (20), a homologação de três terras indígenas nos estados do Amazonas e Pará. As áreas totalizam 232.544 hectares.

A ação atende a reivindicação de quatro etnias que habitam as terra indígena Arara da Volta Grande do Xingu, no município de Senador José Porfírio (PA); a terra indígena Mapari, nos municípios de Fonte Boa, Japurá e Tonantins, no Amazonas; e a terra indígena Setemã, nos municípios de Borba e Novo Aripuanã (AM).

Para o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Flávio Chiarelli, esses decretos de homologação são importantes para garantir a territorialidade das comunidades. “Demonstram que o governo federal está empenhado na efetivação dos direitos dos povos indígenas”, afirma.

Segundo ele, outras áreas também devem ser declaradas e homologadas ainda este ano.

Concurso – Na próxima semana, o Ministério do Planejamento autoriza a seleção para o provimento de 220 cargos para agentes da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal Brasil