Dilma defende zona de livre comércio na América do Sul

Presidenta participa da 46ª Cúpula do Mercosul, na Venezuela, onde voltou a defender o cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza e declarou apoio à Argentina

mercosul

Presidenta Dilma discursa durante sessão  46ª Cúpula do Mercosul em defesa do livre comércio

A presidenta Dilma Rousseff defendeu, nesta terça-feira (29), a ampliação da zona de livre comércio sul-americana. Ela destacou que o aumento do mercado interno ajudaria os países do Mercosul no enfrentamento de possíveis instabilidades.

A declaração foi feita após Sessão Plenária da 46ª Cúpula do Mercosul, em Caracas, na Venezuela. Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina e Venezuela são as nações que formam o bloco econômico. 

Além dos presidentes desses países, participaram  líderes do Chile, da Bolívia, de Nicarágua e de El Salvador.

“O Brasil e todos os demais parceiros do Mercosul apostam na ampliação das trocas econômicas e comerciais”, declarou a presidenta Dilma em seu discurso (ouça a íntegra).

“Devemos buscar a implementação da desgravação tarifária, que vai permitir que nós criemos zona de livre comércio sul-americana”, completou.

A presidenta voltou a falar sobre os conflitos no Oriente Médio e reiterou o pedido de cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza. 

“Reconhecemos o direito israelense de se defender, mas manifestamos nossa mais veemente condenação ao uso desproporcional da força por Israel na Faixa de Gaza”, destacou.

Dilma também cobrou o estabelecimento de regras claras no processo reestruturação de dívidas soberanas dos países e declarou apoio à Argentina, que passa por crise econômica.

“O problema que atinge a Argentina é ameaça não apenas para o país irmão, mas atinge todo o sistema financeiro internacional”, disse Dilma.

 

Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias

PT Cast