Dilma demarca as diferenças de práticas e projetos do PT e do PSDB

Durante o último debate do segundo turno, na TV Globo, a presidenta demonstrou que traz novas idéias para o desenvolvimento

15433333737_8c01222111_k

“Jamais persegui jornalista. Respeito a liberdade porque vivi tempos escuros deste país”.

A presidenta Dilma Rousseff fez a comparação das práticas de governo do PSDB e também evidenciou a falta de projetos novos apresentados pelo candidato Aécio Neves, durante o último debate do segundo turno, realizado na noite desta sexta-feira (24), na Rede Globo.

“Vocês (tucanos) chegaram à obra prima de aumentar imposto e deixar dívida pública muito maior do que vocês receberam. Candidato, não há termos de comparação entre o que fizemos e o que vocês fizeram. Enfrentamos a crise, não deixamos desemprego e a que a diminuição do salário recaísse na conta do povo brasileiro”.

Dilma, por exemplo, falou sobre o risco de manter o Minha Casa, Minha Vida, o maior programa habitacional do Brasil,  se Aécio for eleito e mantiver seus planos de redução dos bancos públicos.

“Enfrentamos a crise, não deixamos desemprego e a que a diminuição do salário recaísse na conta do povo brasileiro”.

“Vocês falaram o tempo inteiro que bancos públicos iam ser redefinidos, e agora querem que pessoas acreditem que vão manter subsídio (à baixa renda). Todo o governo FHC vocês foram contra os subsídios. E para as pessoas terem uma ideia, caso fosse a preço de mercado, a prestação seria R$ 940. Dentro do Minha Casa Minha Vida hoje o máximo é R$ 80”, explicou.

Para ilustrar os efeitos da gestão tucana sobre os bancos públicos, Dilma fez um balanço do que restou das instituições de 1994 a 2002. “Vocês deixaram o Banco do Brasil com uma grade dívida. Nós demos lucro, profissionalizamos o Banco do Brasil. Vocês quebraram a Caixa, o BNDES, reduziram tudo ao tamanho que vocês achavam que devia ter, ou seja, sem política industrial e social”.

A presidenta disse que, além de o Brasil ter criado 5,6 milhões de empregos durante a crise mundial, o ganho real do salário mínimo que chegou a 71% acima da inflação, que tem sido mantida sob controle, mesmo em meio à forte crise mundial. “Nos últimos 10 anos nós mantivemos a inflação dentro dos limites da meta. Quem não mantinha ela dentro dos limites da meta eram vocês”, lembra Dilma, que citou também o desemprego de 11,4 milhões de pessoas ao final do governo FHC.

Além da economia, Dilma ressaltou seu compromisso com a democracia. “Na minha vida política, na minha vida pública, jamais persegui jornalista, jamais reprimi a imprensa. Tenho respeito pela liberdade, porque eu vivi os tempos escuros deste país”.

A presidenta Dilma disse ter gostado do debate, e elogiou o fato de haver perguntas entre os candidatos e também perguntas feitas por eleitores indecisos. “Considero um debate extremamente positivo, manteve um bom nível e foi propositivo”, comentou Dilma.

Minha Casa – A conversa da presidenta com os eleitores indecisos iniciou com o florista Luiz Alexandre, de São Paulo, que falou sobre o seu drama de morar de aluguel. Dilma explicou o funcionamento do Programa Minha Casa Minha Vida, que dá a oportunidade da realização do sonho da aquisição da casa própria. “O Minha Casa Minha Vida contempla quem quer ter e comprar imóvel e tenha renda de até R$ 5.000, com vários níveis de subsídios. Para quem ganha até R$ 1.600, o subsídio maior. Mas, nas duas outras faixas também tem subsídio que facilita a pagar prestação, que não compromete muito a sua renda”, explicou Dilma.

Além disso, o programa garante uma série de vantagens, como por exemplo, quanto ao seguro, que não precisa ser pago pelo comprador e é assumido pelo Governo Federal, por meio de um fundo garantidor.

“Se eu for eleita, contrataremos mais 3 milhões de casas do Minha Casa Minha Vida e vamos reajustar as faixas de renda, ampliando-as, o que é feito a cada quatro anos. E assim tenho certeza que você vai poder ser uma das pessoas contempladas, se for sorteado, porque é um processo bastante democrático para impedir que haja uso político e manipulação”, afirmou Dilma, já que o processo não passa nenhum órgão político e é realizado diretamente entre o empresário construtor e o comprador e o financiamento é realizado diretamente ao comprador.

Mais Educação – “Eu tenho um grande compromisso com as creches e as pré-escolas, porque acredito que são o futuro do País”, disse a presidenta Dilma à contadora Renata de Souza, de Belém, que perguntou sobre as propostas em relação à Educação.

Dilma reafirmou o compromisso de construir 6 mil creches, sendo que 2 mil delas já foram entregues e outras 4 mil estão sendo construídas. “Se eleita vou construir mais tantas creches quanto forem necessárias para universalizar o acesso de crianças de 4 a 5 anos à pré-escola e ampliar o acesso para crianças de zero a três anos”, afirmou Dilma, que tem garantido o recurso para tanto, já que sancionou a aplicação de 75% dos royalties do petróleo e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a Educação. “E para pagar melhor o professor, que é a condição para esse País ter Educação de qualidade”, resslatou.

Combate à Corrupção – À assistente de compras Adriana Pereira dos Santos, de Vespasiano (MG), a presidenta Dilma detalhou as cinco medidas que propõe para combater a corrupção e a impunidade. “Quando a lei é branda, você investiga, identifica e na hora de punir o criminoso, o corrupto se evade. Por isso que eu propus cinco grandes medidas de combate a impunidade”, disse Dilma.

A primeira medida é transformar em crime eleitoral a prática de Caixa 2. “Segundo, o funcionário público que enriquecer sem mostrar a origem, perde o bem e ele é criminalizado”, explicou Dilma. Atualmente, funcionário público que enriquece e não justifica a origem apenas paga o Imposto de Renda proporcional, porém Dilma propõe mais rigidez na punição, com a perda do bem.

Dilma também vai criar uma instância especial dentro dos Tribunais Superiores para julgar mais rápido os crimes com foro especial, de colarinho branco. “Isso significa que vamos ter um conjunto de medidas para que haja punição daquele que foi o corrupto e para o corruptor”, explicou a presidenta, que disse ainda ter orgulho de ter dado inteira autonomia a Polícia Federal, o que não era praxe nos governos anteriores, que nomeavam filados de partido para sua direção. “No meu governo, a Polícia Federal investiga”, garantiu. “Nunca compactuei com corrupto ou corrupção. Sempre combati, fui atrás, doa a quem doer. Vou condenar corruptos e corruptores”, continuou Dilma.

Aposentadoria – A caça talentos, Carla De Fátima Ferreira Nunes, de Curitiba (PR), perguntou sobre o planejamento de governo em relação à aposentadoria. “Quando o País ficar cheio de idosos, quem vai pagar a aposentadoria vai ser como sempre, o pessoal da ativa. Por isso, quando olhar na questão do fator previdenciário, é muito importante abrir discussão com as centrais sindicais. Nós sistematicamente abrimos”, disse Dilma, explicando que quase conseguiu chegar ao acordo de 25 anos para mulheres e 35 anos para homens. “Esse acordo é possível e resolve questões criadas pelo governo do PSDB”, disse, referindo-se ao fator previdenciário, que pune a renda dos aposentados.