Dilma discute pauta prioritária com base aliada

A presidenta quer se aproximar mais dos parlamentares da base aliada. Prometeu conversar com os líderes antes de enviar proposições para serem votadas nas Casas Legislativas

Em reunião com líderes da base aliada, nesta quarta-feira (4), no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff assumiu o compromisso de manter o diálogo com os líderes e encaminhar para apreciação as proposições antes de serem apresentadas no Congresso, exceto as que tenham impacto imediato sobre a economia do País. Na ocasião, a presidenta debateu o envio da proposta sobre o reajuste na tabela do Imposto de Renda (IR) 2015.

Em dezembro de 2014, Dilma vetou a proposta aprovada no Congresso de corrigir a tabela do IR em  6,5%. O motivo, segundo o governo, são os ajustes orçamentários para o próximo exercício. O ideal para o governo é o reajuste da taxa de correção em apenas 4,5%.

“A presidenta Dilma assumiu o compromisso de que todas as medidas provisórias, projetos de lei, e até mesmo medidas do governo que não tenham necessidade de se transformar em lei serão discutidas previamente com os líderes de sua base no Congresso Nacional, a exceção daquelas que possam impactar de imediato, diretamente o mercado financeiro”, confirmou o senador Humberto Costa (PE), líder do PT no Senado, em entrevista a jornalistas após a reunião.

Além do veto da tabela da correção do IR, outros quatro vetos podem trancar a pauta do Congresso nos próximos dias. Entre eles, os critérios de indexação dos contratos de refinanciamento da dívida entre União, Estados, Distrito Federal e municípios e a organização da Seguridade Social.

De acordo com o líder petista, a presidenta falou ainda sobre medidas que devem ser tomadas em breve e “serão bem recebidas pela sociedade”, para retomar o crescimento e a implementação de políticas socais. Entre as prioridades, estão o Plano Nacional de Estimulo à Exportação, o Programa Mais Especialidades, na área de saúde, anunciou uma nova etapa do Minha Casa, Minha Vida.

Para o ministro-chefe da Secretaria de Relações Internacionais, Pepe Vargas, há total equilíbrio entre os partidos que compõem o governo, suficiente para dar apoio à Dilma para tomar a medida de conversar com os parlamentares antes de apresentar propostas ao Congresso. Em entrevista coletiva no Planalto, o ministro considerou a reunião um ato positivo para criar “uma relação diferenciada” com os congressistas.

A presidenta e os líderes da base aliada no Senado voltam a se reunir na próxima segunda-feira (9).

Por Priscylla Damasceno, da Agência PT de Notícias

PT Cast