Dilma entrega 7,8 mil moradias do MCMV e beneficia 31 mil pessoas

Ao todo, o Minha Casa Minha Vida já beneficiou mais de 10 milhões de pessoas, com a entrega de 2,5 milhões de moradias em todo o País

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Enedina Rodrigues da Silva, moradora de uma área de risco na periferia de Indaiatuba (SP) e mãe de três filhas, é uma das beneficiadas pelas 7.840 moradias do programa Minha Casa Minha Vida entregues pela presidenta Dilma Rousseff nesta quarta-feira (3). “Ainda não me dei conta. Parece um sonho saber que vou ter um cantinho só meu”, afirma Enedina.

Apenas na cidade dela foram 2.048 unidades entregues. Famílias de outros oito municípios do País também receberam as chaves de suas novas casas. Em Itu (SP) foram 600 apartamentos entregues; em Jundiaí (SP), mais 384 unidades; Camaçari (BA) contou com 1.488 moradias; Luis Eduardo Magalhães (BA), foram 500 casas sobrepostas; Salvador (BA), com 500 apartamentos; em Caucaia (CE) foram 496 moradias; Timon (MA) recebeu 1000 casas; e Campo Mourão (PR) outras 824 casas.

Os empreendimentos do Minha Casa Minha Vida entregues nesta terça são destinados a famílias com renda de até R$ 1,6 mil (Faixa 1).

“O Minha Casa Minha Vida é um programa destinado àqueles que mais precisam, que não tem casa própria, que não tem renda para conseguir um financiamento num banco. São essas famílias que precisam ser ajudadas”, destacou a presidenta, durante a solenidade de entrega em Indaiatuba (SP).

Para ela, são essas famílias que precisam do apoio do governo quando se trata de questões essenciais que vão modificar a vida das pessoas, “que vai permitir que os sonhos se realizem”.

Dilma lembrou que, ainda na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governo federal resolveu que uma parte dos tributos arrecadados deveria ser utilizada para completar a renda dos brasileiros. “Tinha que ser usada para completar a renda das pessoas para que no Brasil não tivesse essa desigualdade, de uns com casa própria e outros sem. Daí nasceu o Minha Casa Minhas Vida”.

O Programa Minha Casa Minha Vida já beneficiou mais de 10 milhões de pessoas, com a entrega de 2,5 milhões de moradias em todo o País. “Um número que sempre me dá alegria: 1.220 famílias por dia receberam a chave da casa própria em 2015”, comemorou.

Em seu discurso, Dilma afirmou que o governo entregará ainda mais de 1,6 milhão de novas moradias por todo o Brasil, dentro do Minha Casa Minha Vida 2. “Outra boa notícia é que no início de março estaremos fechando o programa Minha Casa Minha Vida 3. Estamos calculando que serão 2 milhões de moradias a mais até 2018”.

“Quando fechar esse período, vamos ter chegado a quase 6 milhões de moradias, fazendo do Minha Casa Minha Vida o maior programa habitacional da América latina”, enfatizou.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias, com informações do Blog do Planalto

PT Cast