Dilma faz balanço da Copa do Mundo e comemora sucesso do evento

Presidenta ressalta capacidade do povo de bem receber e demonstra que a infraestrutura se mostrou satisfatória

O Brasil demonstrou que estava capacitado para assegurar infraestrutura, segurança, telecomunicações, tratamento adequado aos turistas às seleções e aos chefes de Estado que compareceram à Copa do Mundo, segundo balanço apresentado pelo governo, nesta segunda-feira (14), no Centro Integrado de Comando e Controle de Brasília. “Nós vivemos, nesses dias, uma festa fantástica. Mais uma vez, o povo brasileiro revelou toda a sua capacidade de bem receber”, disse a presidenta Dilma Rousseff. “A gente dizia que ia ter a Copa das Copas. Tivemos a Copa das Copas”.

Para ela,  foram superados prognósticos negativos sobre a competição, que previam a não conclusão de arenas e a falta de capacidade dos aeroportos para receber os turistas. “Derrotamos, sem dúvida, essa previsão pessimista e realizamos, com imensa e maravilhosa contribuição do povo, essa Copa das Copas”, afirmou.

Ela lembrou ainda as mensagens de paz recebidas por líderes religiosos de todo o mundo no início da Copa, que dialogavam com o sentimento da Copa Sem Racismo, imagem que ficou como um dos legados do Brasil para o mundo. “Queria agradecer também a todos os brasileiros que mostraram quem nós somos, qual é a nossa alma, qual é o nosso coração, e como é que temos essa extraordinária capacidade de integração com todas as culturas, todas as origens étnicas”, disse a presidenta.

Segurança – Durante três anos, o Brasil se preparou para receber a Copa do Mundo 2014. Por meio da integração das forças policiais dos estados, da União e das Forças Armadas, o País empregou o maior efetivo de profissionais já contabilizados em um evento esportivo. Foram investidos mais de R$ 1,19 bilhão para atuação de mais de 177 mil agentes, contingente três vezes maior do que o empregado na última Copa, em 2010, na África do Sul. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, lembrou que os equipamentos ficarão para os estados e que os centros integrados poderão ser utilizados também na segurança de fronteiras e de rodovias.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal Brasil