Dilma faz primeira reunião ministerial do 2º mandato

Presidenta se reúne com 39 ministros nesta terça, na Granja do Torto

Brasília - DF, 01/01/2015. Cerimônia de posse do segundo mandato da Presidenta da República Dilma Rousseff e do Vice-Presidente da República Michel Temer. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR.

A presidenta Dilma Rousseff fará, na tarde desta terça-feira (27), a primeira reunião ministerial do segundo mandato. O encontro com os 39 ministros acontecerá na Residência Oficial da Granja do Torto.

A previsão é que a presidenta faça um pronunciamento de abertura. Em seguida, os ministros deverão expor metas e ações de cada pasta para o segundo mandato.

Desde o dia 7 de janeiro, Dilma tem se reunido diariamente com ministros no Palácio do Planalto. Neste período, ela recebeu Jacques Vagner, da Defesa; Miguel Rossetto, da Secretaria-Geral; Eduardo Braga, de Minas e Energia; Guilherme Afif, de Micro e Pequena Empresa; Aloizio Mercadante, da Casa Civil; Pepe Vargas, das Relações Institucionais; Gilberto Kassab, das Cidades; Joaquim Levy, da Fazenda; Nelson Barbosa, do Planejamento e Valdir Simão, da Controladoria-Geral da União.

Também participaram de reuniões no Planalto Aldo Rebelo, da Ciência e Tecnologia; Nilma Lino Gomes, da Igualdade Racial; Armando Monteiro, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Gilberto Occhi, da Integração Nacional; Izabella Teixeira, do Meio Ambiente; George Hilton, do Esporte; Vinícius Lages, do Turismo e Edinho Araújo, de Portos.

Além disso, se reuniram com a presidenta os ministros da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho; da Saúde, Arthur Chioro; da Aviação Civil, Eliseu Padilha; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; da Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvatti; de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci; dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues; da Agricultura, Kátia Abreu; do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias; da Educação, Cid Gomes e da Cultura, Juca Ferreira.

A última reunião ministerial convocada por Dilma aconteceu em julho de 2013, após manifestações populares em diversas cidades no Brasil. Na ocasião, ela discutiu propostas que envolviam educação, saúde e transportes.

No início do primeiro mandato, em 2011, a primeira reunião ministerial do governo Dilma aconteceu no Palácio do Planalto.

Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias

PT Cast