Dilma garante apoio contra crise hídrica em Minas

Governo federal pode incluir obra de ampliação do Rio Manso no PAC. Presidenta também recebeu governador do Rio para discutir falta d’água

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), afirmou, nesta quarta-feira (28), que a presidenta Dilma Rousseff se comprometeu a apoiar o estado mineiro para reverter a crise hídrica.

Pimentel falou com a imprensa após se reunir com Dilma no Palácio do Planalto, em Brasília. Segundo ele, esta foi a primeira vez que o governo mineiro apresentou ao governo federal um relatório sobre a crise hídrica no estado. Para o governador, a situação é “crítica”.

“O apoio foi garantido pela presidenta e nós agora já estamos implementando a redução do consumo com a campanha de conscientização”, explicou.

Na última semana, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) criou uma campanha para reduzir em 30% o consumo de água na região metropolitana de Belo Horizonte. A instituição também fez intervenções para diminuir o desperdício.

De acordo com Pimentel, o governo mineiro avalia adotar, em breve, sobretaxa aos consumidores que ultrapassarem a média de consumo registrada em 2014. Ele defendeu a medida como “absolutamente necessária”.

“A meta é reduzir 30% do consumo na região metropolitana nos próximos meses. Se a campanha não for suficiente, iremos para o rodízio e, caso necessário, adotaremos o racionamento”, afirmou.

Ainda segundo Pimentel, a situação dos reservatórios que compõem a rede de abastecimento da região metropolitana de Belo Horizonte se agravou ao longo de 2014. No início do ano passado, os reservatórios tinham 70% da capacidade. O índice caiu para 30%, neste mês.

O governador também contou que a Agência Nacional de Águas (ANA) fez dois alertas à Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), em agosto e setembro, sobre a situação crítica na região.

“Essa situação podia ter sido detectada no ano passado. Os dois alertas não foram levados em conta. A população não foi comunicada sobre a gravidade da situação”, criticou Pimentel.

De acordo com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, a obra de ampliação do Sistema Rio Manso pode ser incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O governo federal tomou a mesma medida com a ligação do Rio Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro, ao Sistema Cantareira, em São Paulo.

“Nós não temos ainda todos os detalhes do projeto. A ideia é que a gente tenha os detalhes até o fim de fevereiro, para o governo definir como pode ajudar o estado nisso. Pode ser inclusão em obras do PAC, como foi com o projeto apresentado por São Paulo, mas pode também ser por ação conjunta ou outras modalidades”, explicou o ministro.

Barbosa reforçou que o governo da presidenta Dilma apoiará Minas Gerais no enfrentamento da crise hídrica. Além do ministro do Planejamento, participaram do encontro a ministra Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, e representantes da ANA.

Rio de Janeiro – O governador carioca, Luiz Fernando Pezão (PMDB), também se reuniu com a presidenta Dilma nesta quarta para discutir a situação hídrica do estado.

Segundo o governador, a sobretaxa para o consumo extra de água ainda não deve ser implementada no Rio de Janeiro. Além disso, ele afirmou não trabalhar com a possibilidade de racionamento ou rodízio de água no momento.

No entanto, Pezão disse que o governo carioca implementará uma campanha de conscientização para redução do consumo de água na região.

“Nós vamos fazer uma grande campanha institucional. Estamos começando a pedir para as pessoas pouparem água, não esbanjarem. Vamos intensificar essa campanha enquanto tomamos diversas medidas”, explicou.

Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias