Dilma: Governo golpista é maior retrocesso da história da educação

Em bate papo nas redes sociais, a presidenta eleita falou dos impactos das medidas anunciadas pelo golpista Temer para a educação

Os impactos das medidas anunciadas pelo governo golpista de Michel Temer na educação foram tema de bate papo nas redes sociais, nesta quarta-feira (25), com a presidenta eleita Dilma Rousseff e o ministro da Educação de seu governo, Aloizio Mercadante.

Respondendo a perguntas de internautas, Dilma destacou que o governo golpista pode representar “o maior retrocesso da história da educação brasileira desde a constituição de 1988”.

“Pra você ter uma ideia, se tivesse sido adotada nos últimos 10 anos a medida proposta de reajustar os recursos para educação e saúde pela inflação do ano anterior, nós teríamos tido uma perda da ordem de R$ 500 bilhões”, afirmou.

A presidenta eleita lembrou que a Constituição de 1988 exige que o governo federal aplique no mínimo 18% da receita com impostos na educação e que seu governo, desde 2011, aplicou R$ 54 bilhões acima do que exige a Constituição.

Alguns internautas mostraram preocupação com o ministro interino do governo golpista ser do DEM, e que isso poderia representar um risco para os alunos bolsistas do Prouni. Mendonça Filho, do DEM, já mostrou que pode reduzir os programas sociais e inclusive apoiar cobrança de mensalidade em universidades públicas.

“Vocês sabem que o DEM votou contra o PROUNI e, mais do que isto, entrou com uma ação de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal para tentar impedir a sua implementação. Felizmente nós vencemos e 1 milhão e 700 mil estudantes carentes entraram na universidade por esta política. Eles também foram contra as cotas e, novamente, foram para o STF com uma ação de inconstitucionalidade para tentar impedir que os estudantes das escolas públicas, negros e indígenas, tivessem o direito de disputar uma vaga com ações afirmativas”, destacou Dilma.

O ministro Mercadante aproveitou um comentário que afirmava que o golpe foi contra o povo brasileiro para reafirmar que o golpe é, também, “um ataque contra as políticas sociais, contra o esforço de inclusão social, contra a redução das desigualdades sociais, que representaram um novo período da história do Brasil”.

Dilma e o ministro também fizeram um balanço dos avanços educacionais nas gestões do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast