Dilma inaugura metrô em Salvador

A presidenta Dilma Rousseff participou, nesta quarta-feira(11) da viagem inaugural do primeiro trecho de 7 km do metrô de Salvador (BA). A obra ficou praticamente parada por 14 anos sob…

Salvador - BA, 11/06/2014. Presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia de entrada em operação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, trecho Lapa-Acesso Norte. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR.


A presidenta Dilma Rousseff participou, nesta quarta-feira(11) da viagem inaugural do primeiro trecho de 7 km do metrô de Salvador (BA). A obra ficou praticamente parada por 14 anos sob a responsabilidade da Prefeitura. Conclusão só foi possível com a intervenção dos governos federal e estadual.

“O efeito maior é mostrar para as pessoas que é possível construir esse metrô”, disse a presidenta.

Acompanhada do governador Jaques Wagner (PT) e do pré-candidato ao governo da Bahia, Rui Costa, a presidenta chegou a conduzir um dos vagões do metrô.

“Depois de 14 anos, colocamos esse metrô para servir à população”, comemorou Dilma.

IMG_20140611_113204O governo do estado assumiu a obra ano passado e entregou-a pronta em 12 meses. Para tanto, foi firmada uma parceria com com o governo federal e com uma empresa privada que tem até 2017 para concluir as duas linhas do transporte. A União aplicou R$ 2,2 bilhões em recursos na construção do transporte.

“No passado, o governo federal não investia em mobilidade urbana por essa ser responsabilidade dos estados e municípios, mas não dá para fazer metrô sem ajuda”, afirmou Dilma.

População beneficiada – Até 14 de setembro, o metrô de Salvador funcionará de maneira experimental, ou seja, sem cobrar bilhete, de segunda a sexta-feira, de 12h às 16h. Nos dias de jogos da Copa do Mundo na cidade, o metrô operará de 3h antes da partida até 2h depois dela terminada.

O trecho inaugurado representa cerca de 50% da Linha 1 do transporte, que será concluída em janeiro do ano que vem. Serão atendidas pelo metrô soteropolitano 400 mil pessoas.

“Para fazer o percurso inteiro do metrô, serão gastos 16 minutos. Para quem levava 40 minutos ou uma hora de ônibus, isso é um ganho de qualidade de vida”, afirma Carlos Martins, presidente da Companhia de Transporte de Salvador.

 

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Blog do Planalto

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast