Dilma: “Não só falo, eu combato a corrupção”

No último evento da campanha eleitoral, Dilma caminhou pelas ruas do centro de Porto Alegre e criticou as denúncias sem provas às vésperas da eleição

15437921548_d5a6522528_z

No último evento da campanha, Dilma caminhou pelo centro de Porto Alegre neste sábado

Em nova resposta às falsas denúncias da revista Veja, a presidenta Dilma Rousseff classificou como golpista o processo de acusar sem provas um candidato nas vésperas das eleições. Ela disse que algo assim não combina com o processo democrático.

“Quero que provem que eu compactuei com a corrupção e não esse tipo de situação em que se insinua e não tem prova. Eu não falo de corrupção só em época eleitoral. Eu a combato de forma sistemática. Neste caso da Petrobras, ou qualquer outro que tenha a ver com corrupção, eu vou investigar a fundo, doa a quem doer. Não vai ficar pedra sobre pedra”, afirmou

Dilma reiterou que nunca compactuou com nenhum tipo de corrupção, desmentindo as acusações da Veja, que insinua que ela e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabiam dos desvios de dinheiro na Petrobras. Para a presidenta, a divulgação dos depoimentos não será feita de forma seletiva, e após as investigações, as coisas na empresa ficarão límpidas, e os responsáveis por injúrias serão punidos.

Para Dilma, esse tipo de investigação é obrigação de um presidente da República, embora não fosse praxe nos governos anteriores. “Sempre engavetaram os processos ou deixaram que eles prescrevessem. É isso o que acontecia nesse País. Comigo não vai acontecer isso. Vou informar à Nação, não dessa forma seletiva, que permite que bandidos que tentam salvar a própria pele, façam acordo políticos e digam coisas sem fundamento”, ressaltou a presidenta.

Sobre as contas externas, Dilma explicou que o fluxo de investimento estrangeiro direto foi o maior da história nos últimos três anos. Em média, em torno de US$ 65 bilhões por ano, prova de que o país atrai capital internacional. “Nós temos uma média, desde 2011 até 2014, em torno de U$ 65 bilhões de entrada no Brasil. Estamos entre os cinco países que mais atraem investimento do exterior”, ressaltou Dilma.

A candidata a reeleição também defendeu as relações comerciais com os países da América Latina. Em resposta a um repórter argentino, Dilma destacou a importância do país vizinho no comércio de manufaturados, além de outros acordos.

“É uma relação equilibrada, sempre procuramos que ela se desenvolva. Em 10 anos, o crescimento das relações com a América Latina foi maior do que com o resto do mundo. Isso não significa que não tenhamos relação com a Ásia, África, Europa e Estados Unidos”, analisou.

Caminhada no RS – No último evento da campanha eleitoral, Dilma caminhou pelas ruas do centro de Porto Alegre neste sábado. Cerca de 10 mil gaúchos reafirmaram apoio pela reeleição dela e do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro. Dilma fica na capital gaúcha até domingo (26). Ela votará num colégio da zona Sul da cidade, e segue em seqüência para Brasília, onde vai aguardar o resultado das eleições 2014.

Durante o ato, a presidenta convocou os brasileiros para uma participação massiva na votação deste domingo (26). “É muito importante. Somos uma das maiores democracias do mundo e certamente um dos países com o maior índice de participação da população nas eleições”, disse Dilma.

Por Rodrigo Vasconcelos, da Agência PT de Notícias

PT Cast