Dilma presta últimas homenagens ao senador Luiz Henrique

A presidenta ressaltou o exemplo que o senador deu ao País como homem público, que tinha profundo “interesse pelo povo”

Joinville - SC, 11/05/2015. Presidenta Dilma Rousseff durante velório do Senador Luiz Henrique da Silveira. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR.

Assim que chegou ao velório do senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), a presidenta Dilma Rousseff prestou seus pêsames à viúva do parlamentar. Emocionada a presidenta fez um discurso elogiando o caráter de Silveira. “O país se faz de homens como Luiz Henrique da Silveira”, disse.

Dilma ressaltou também o exemplo que o senador deu ao País como homem público, que tinha profundo “interesse pelo povo”.

As últimas homenagens ao senador, que faleceu no domingo (10), após sofrer um infarto, aconteceram no Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC). A Guarda de Honra fez a escolta do caixão durante todo o velório. O governo de Santa Catarina decretou luto oficial de sete dias.

Para acompanhar a cerimônia no Cemitério Municipal, a presidenta viajou na tarde desta segunda-feira (11) no avião presidencial acompanhada de ministros. Entre eles, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvati, o ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

A presidenta precisou cancelar a viagem que faria a Frutal (MG), onde entregaria unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida. Uma nova data será marcada para a entrega.

Luiz Henrique da Silveira governou o estado de Santa Catarina por dois mandatos, de 2003 a 2010. Antes, foi prefeito de Joinville (SC) nos mandatos de 1977 e 1982, depois de 1997 a 2002. Atualmente ocupava o cargo de senador, eleito em 2010.

Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias

PT Cast