Dilma, segundo mandato: educação como prioridade

Entre as metas estão consultas a especialistas, expansão do ensino integral e mais três milhões de novas moradias

Ao tomar posse, a presidenta Dilma fez um balanço das conquistas sociais e anunciou o lema do segundo mandato: “Brasil, pátria educadora”. Segundo Dilma, mais uma vez, a tese de que existe conflito entre investimento social estabilidade econômica será derrotada.

Dilma lembrou o desejo do povo brasileiro por mudanças. “É isso que também eu quero. É isso que vou fazer, com destemor mas com humildade”, disse. A presidenta reafirmou o compromisso em apoiar a melhora do transporte coletivo, que conta com R$ 143 bilhões em investimentos.

No novo mandato, será dada uma atenção especial à inclusão digital. “Reitero aqui meu compromisso de, nos próximos quatro anos, promover a universalização do acesso a um serviço de internet em banda larga barato, rápido e seguro”, informou Dilma. Com o novo lema de governo, “Brasil, Pátria Educadora”, Dilma colocou a educação como “prioridade das prioridades”.

“Só a educação liberta um povo e lhe abre as portas de um futuro próspero. Democratizar o conhecimento significa universalizar o acesso a um ensino de qualidade em todos os níveis – da creche à pós-graduação”, afirmou. Dilma lembrou que a educação começará a receber mais recursos advindos do Pré-sal.

O governo vai investir para cumprir a meta de universalizar, até 2016, o acesso de todas as crianças de 4 e 5 anos à pré-escola. Outras iniciativas que serão continuadas, segundo Dilma, são a do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa e a expansão de escolas em período integral, além da reforma do currículo do Ensino Médio.

No ensino técnico, além das 12 milhões de novas vagas para o segundo mandato, Dilma afirmou que o Pronatec Jovem Aprendiz, que permitirá às micro e pequenas empresas contratarem jovens, terá uma atenção especial. No ensino superior, o Ciência Sem Fronteiras terá mais 100 mil bolsas nas melhores universidades do mundo disponíveis.

Segundo Dilma, os beneficiários dos programas sociais, como o Bolsa Família, continuarão tendo acesso às políticas sociais e oportunidades de renda, mas um destaque será dado à formação profissional dos adultos e à educação das crianças. “O Brasil vai continuar como o país líder, no mundo, em políticas sociais transformadoras”, afirmou.

O Minha Casa Minha Vida terá mais 3 milhões de unidades, se somando às 2 milhões entregues e às 1,75 milhão contratadas. Na Saúde, o foco será a implantação do Mais Especialidades, que vai garantir, da mesma forma que o Mais Médicos significou acesso à atenção básica para 50 milhões de pessoas, rapidez na consulta com especialistas e exames.

Segurança – Dilma reafirmou a intenção de propor ao Congresso Nacional a alteração da Constituição Federal para tratar a segurança pública como atividade comum de todos os entes federados. Isso permitirá à União estabelecer diretrizes gerais válidas em território nacional, disseminando boas práticas na área policial.

Por Tiago Falqueiro, da Agência PT de Notícias

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast