Dilma sobrevoa áreas alagadas no Rio Grande do Sul

Governo federal reservou R$ 54 milhões para apoio ao governo estadual. Mais de 70 mil pessoas foram atingidas pela cheia do Rio Uruguai.

A presidenta Dilma Rousseff sobrevoou, neste sábado (19), as áreas afetadas pela cheia do Rio Uruguai, no Rio Grande do Sul. O governo federal reservou R$ 54 milhões para apoio ao governo estadual no restabelecimento de serviços essenciais e para reconstrução da infraestrutura destruída pela enchente.

No entanto, a liberação da verba só ocorrerá após apresentação de relatório detalhado. Segundo a Defesa Civil, 6,2 mil pessoas em Uruguaiana (RS) foram afetadas pela cheia. Em todo o Estado, 70 mil pessoas foram atingidas.

“Precisamos tomar providências para que as pessoas não fiquem expostas. No passado houve a indústria da seca, se convive com a seca. O próximo passo é tomar medidas para conviver com enchentes”, explicou Dilma.

O Ministério da Integração reconheceu emergência ou estado de calamidade pública em 16 cidades do Rio Grande do Sul na última quinta-feira (17). Ao todo, 165 cidades vivem nesta situação no Estado.

 

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast