Dilma tem feito um trabalho extraordinário, defende Levy

O ministro da Fazenda disse ter confiança na solidez da economia brasileira e disse que é preciso “aproveitar nossos talentos”

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, acredita que o ajuste fiscal posto em curso por sua equipe econômica será capaz de retomar o crescimento da economia brasileira. Para Levy, o desempenho da presidenta Dilma Rousseff à frente da crise econômica enfrentada pelo governo é acertado.

“A presidente Dilma tem feito um trabalho extraordinário de explicar a necessidade de ajuste”, elogiou o ministro, ao participar de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, na terça-feira (31).

Levy demonstrou também ter plena confiança na solidez da economia brasileira. “Somos uma economia diversificada, um setor privado muito forte, um setor púbico equilibrado, de um modo geral”, ressaltou.

Para o ministro, o êxito do reajuste virá com “disciplina e esforço ” por parte do governo para conter gastos. Segundo ele, é preciso “aproveitar nossos talentos” para retomar o curso seguido no penúltimo ano do primeiro mandato de Dilma.

“Temos como chegar a um desenvolvimento, desde que saibamos aproveitar nossos talentos e não cometamos equívocos”, observou.

Levy voltou a defender as medidas adotadas pelo governo, como as alterações no seguro-desemprego e a pensão por morte; e restrições na concessão de empréstimos oferecidos por bancos públicos.

“Se a gente não quer uma continua expansão da dívida pública, inclusive a dívida pública em mãos de estrangeiros, nós temos que ter moderação na expansão do balanço das instituições financeiras”, justificou o ministro.

Levy disse que medidas são essenciais para dar segurança e competitividade a economia brasileira. “Há grande confiança na força de adaptação da economia brasileira. Ficar parado é ficar para atrás. Queremos garantir ainda os ganhos sociais e fortalecer a nova classe média”, declarou Levy.

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast