Direito à manifestação é ‘sagrado’, quando praticado sem violência, defende Dilma

Cumprindo agenda na Paraíba, presidenta garantiu conclusão das obras no Rio São Francisco e defendeu manifestações no país . “Mesmo contrário ao meu governo, é um direito sagrado”, disse

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff defendeu, nesta sexta-feira (4), a manifestação popular como “direito sagrado”, mesmo que seja contra o governo. Este direito, segundo ela, foi conquistado a duras penas, mas deve ser praticado sem violência.

“Nós sabemos que o preço da intolerância é a divisão, transformar o outro em um inimigo”, afirmou, dias antes do desfile cívico-militar de 7 de setembro.

“Na minha época, se manifestar de forma clara contra o governo dava cadeia, quando não dava coisa pior. Portanto, essa conquista preservaremos a todo custo, com imprensa livre e manifestação de opinião. Isso interessa a esse país”, completou.

Dilma esteve ontem na Paraíba para apresentar a plataforma digital Dialoga Brasil, site criado para promover e estimular a participação dos brasileiros nas ações do governo. A ideia é ouvir os cidadãos sobre as políticas públicas existentes, e conhecer sugestões que possam aprimorar, por exemplo, os programas do governo.

“É esse o meu compromisso aqui, no Dialoga: é dialogar, ampliar as oportunidades que todos os brasileiros e as brasileiras têm que ter.

A presidenta ressaltou a importância dos programas sociais implementados na gestão PT como, o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Dilma destacou também que, apesar das “eventuais falhas”, essas políticas públicas oferecem oportunidades.

“Acho que a principal característica do governo, em que pese nossas eventuais falhas, foi olhar para o povo desse país e perceber que somos diferentes uns dos outros, mas temos de ter as mesmas oportunidades. É isso que caracteriza o meu governo. A oportunidade social e o direito das regiões”, afirmou.

A presidenta avaliou o Dialoga Brasil como uma ferramenta importante para o crescimento do país. “Eu tenho certeza que o Dialoga Brasil traz uma mensagem para nós: temos que seguir em frente superando nossos problemas, superando e avançando”, disse.

Rio São Francisco – As obras da transposição do rio São Francisco não serão paralisadas, garantiu a presidenta.

“Nós temos um compromisso e um orgulho que é entregar a transposição o mais breve possível e não iremos, de maneira alguma, suspender paralisar as obras do São Francisco. A transposição levará ainda todo o ano que vem para ficar pronta”, afirmou a presidenta.

Nordeste – A presidenta ressaltou as peculiaridades do Nordeste e os avanços da gestão PT para melhorar a condição de vida dos nordestinos. “Nós somos diferentes um dos outros, mas todos nós temos os mesmos direitos e tenho certeza que nós trabalhamos muito para reverter à situação do Nordeste” disse.

Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias.