Diretórios do PT repudiam revista “IstoÉ” e ataques a Gleisi

Em notas, presidentes revelam intenção da mídia de manipular a opinião pública com mentiras, encobrir conquistas, criminalizar o PT e lutas populares

A reportagem e a imagem de capa da edição desta semana da revista “IstoÉ” gerou mensagens de repúdio de diversos diretórios do Partido dos Trabalhadores.

“Este tipo de abordagem, longe de ser jornalística, o que – assim admitida – ofenderia a dignidade da profissão, cumpre a tarefa militante do ódio às causas populares e o apego servil às elites, rumo ao retrocesso”, traz nota do PT de Santa Catarina.

Em nota assinada pelos diretórios de Alagoas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraná e Santa Catarina, afirma-se: “De tempos em tempos, a mídia aplica essa mesma fórmula de manipular a opinião pública com mentiras, imposição de medo, espetáculos e factoides que objetivam criminalizar o PT e barrar as lutas populares”.

O líder do PT na Câmara, Carlos Zarattini, também se manifestou a respeito. “A capa e a correspondente reportagem são a materialização do antijornalismo e revelam que o único compromisso do panfleto é atender aos interesses de quem financia a publicação, que se especializou em atacar o PT.”

Ataques da “Isto É” à Gleisi e ao PT ferem a dignidade do povo brasileiro

Lula lidera todas as pesquisas de intenção de voto. O Partido dos Trabalhadores (PT), sob a liderança da senadora Gleisi Hoffmann, se fortalece cada vez mais e vive um processo crescente de organização de suas bases em todo o País. A procura espontânea por filiações ao PT só tem aumentado, à medida em que a população se conscientiza do tamanho do estrago e dos retrocessos golpistas sobre os direitos da nossa gente, sobre a democracia e a cidadania, e da violenta perseguição contra militantes e dirigentes do PT.

À medida também em que a consciência de que o Partido dos Trabalhadores, esse grande ícone da esquerda brasileira, representa a chance que o povo tem de barrar ou reverter os prejuízos causados pelo governo ilegítimo do corrupto Michel Temer e os interesses por trás dele. A revolta popular só aumenta. Os crimes comprovados de corrupção de Temer e de seus apoiadores chocam a sociedade e chocam ainda mais por estarem blindados pela impunidade.

É nesse momento, que o desespero, a má fé e a manipulação das forças golpistas atingem proporções insanas. A capa da edição da revista “Isto É” desta semana, contra a presidenta nacional do PT, bem como a “reportagem” carregada de ilações e de ataques à senadora Gleisi, protagonizam um dos episódios mais infames, nojentos e criminosos dos golpistas, passível de responsabilizações. De tempos em tempos, a mídia aplica essa mesma fórmula de manipular a opinião pública com mentiras, imposição de medo, espetáculos e factoides que objetivam criminalizar o PT e barrar as lutas populares.

É preciso dar um basta! Os ataques ao PT ferem a dignidade do povo brasileiro.

O Diretório Estadual do PT do Paraná repudia essa infâmia, se solidariza com a companheira Gleisi e apoia toda iniciativa das instâncias diretivas do Partido e da senadora no sentido de responsabilizar a revista por esses ataques e pela total falta de compromisso com a verdade. Que a Isto É responda judicialmente pelas manipulações que ela estampa em suas páginas carregadas de ódio, intolerância, má fé e de informações mentirosas ou distorcidas, com o intuito de criminalizar o PT para, por conseqüência, prejudicar a população que está descontente e revoltada com o golpe.

Curitiba-PR, 12 de agosto de 2017.

Doutor Rosinha, presidente do Diretório Estadual do PT Paraná
Diretório Estadual do PT Alagoas
Diretório Estadual do PT Amapá
Diretório Estadual do PT Ceará
Diretório Estadual do PT Espírito Santo
Diretório Estadual do PT Minas Gerais
Diretório Estadual do PT Goiás
Diretório Estadual do PT Mato Grosso
Diretório Estadual do PT Pará
Diretório Estadual do PT Paraná
Diretório Estadual do PT Santa Catarina
Diretório Estadual do PT Rio Grande do Sul

Nota de solidariedade do PT-ES à companheira Gleisi Hoffmann

O Diretório Estadual do PT-ES, reunido no dia 12/08, manifesta seu repúdio frente ao papel parcial, político e perseguidor que a revista IstoÉ desempenha com ataques permanentes à democracia, ao PT e hoje à presidenta Gleisi, em uma demonstração clara de criminalizar a esquerda brasileira.

Esse comportamento compromete não apenas o princípio da imparcialidade na geração de notícias e informação, mas também demonstra ignorância sobre a política sul-americana e constrange os profissionais responsáveis e comprometidos com a informação.

Explicita, ainda, a total omissão e o descompromisso com a conjuntura golpista corrente no Brasil, onde jantares para negociatas às vésperas de votações decisivas para o país tornam-se corriqueiros e de pouca atenção e indignação das mídias.

Esses ataques são, de fato, reações aos resultados crescentes nas pesquisas que consagram o nome do presidente Lula como o representante democrático que o povo brasileiro quer para 2018, bem como o Partido dos Trabalhadores, que tem sua bancada de parlamentares consagrada hoje como a mais influente, participativa e combativa na defesa do povo brasileiro.

Manifestamos, assim, o nosso apoio e nossa solidariedade à presidenta Gleisi Hoffman por sua trajetória de mulher de luta e coragem, representando uma fundamental personagem na defesa dos interesses dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil.

Perseguir Gleisi é perseguir Lula e todo o povo brasileiro. Seguiremos unidos na luta para conduzir Lula à Presidência do Brasil em 2018!

12 de Agosto de 2017
Diretório Estadual Partido dos Trabalhadores do Espírito Santo

Novos ataques da “Isto É” ao PT e à sua presidenta nacional tentam desviar a atenção do povo para a situação do Brasil.

Não causa nenhuma surpresa o fato da Revista IstoÉ estar novamente atacando, com ofensas e mentiras, mais uma liderança de esquerda, em matéria de capa nesta semana. Desta vez a vítima é a presidenta do PT Nacional, senadora Gleisi Hoffmann.

Este tipo de abordagem, longe de ser jornalística, o que – assim admitida – ofenderia a dignidade da profissão, cumpre a tarefa militante do ódio às causas populares e o apego servil às elites, rumo ao retrocesso.

A reportagem empreende a tentativa de entreter os descontentes e revoltados com o golpe civil-parlamentar-jurídico, acontecido recentemente no Brasil, buscando destacar o cenário do clima político da Venezuela (já manipulado por um bloco de empresas de comunicação de direita), intencionando amenizar as falcatruas da triste realidade política brasileira.
Isto é uma publicação sem nenhuma credibilidade. Sua verdade é: ofender a memória do passado de luta da população e da construção da democracia.

A empresa é conhecida no mercado editorial pelo exímio talento vendedor de reportagens. A missão de sua clientela de direita é varrer todas as conquistas do campo democrático-popular no Brasil e na América Latina e recuperar privilégios de uma elite que agora tenta ressuscitar, às custas do sacrifício da maioria da população.

Nós, do Diretório Estadual do PT de Santa Catarina, repudiamos mais este ataque à honra e a manipulação da verdade, nos solidarizando com a companheira Gleisi Hoffmann, que certamente deverá responsabilizar civil e criminalmente esta empresa de factoides.

PT de Santa Catarina

Nota da bancada do PT na Câmara em solidariedade à senadora Gleisi Hoffmann

A Bancada do PT na Câmara repudia veementemente a capa da edição desta semana da revista-panfleto IstoÉ, que superou todos os limites do jornalismo marrom ao publicar uma montagem estapafúrdia da presidenta nacional do PT, a senadora Gleisi Hoffmann (PR). A capa e a correspondente reportagem são a materialização do antijornalismo e revelam que o único compromisso do panfleto é atender aos interesses de quem financia a publicação, que se especializou em atacar o PT.

O panfleto-revista pratica crime, ao publicar denúncias não comprovadas e vazamentos ilegais de processos sigilosos da Justiça. Ao mesmo tempo, ataca de maneira rasteira e antidemocrática a senadora por ela ter defendido em relação à Venezuela um princípio basilar da diplomacia brasileira, antes de o Itamaraty ser aparelhado e deturpado pelo governo golpista Michel Temer: a autodeterminação dos povos e a não ingerência nos assuntos internos de outros países.

A Bancada do PT na Câmara expressa toda a solidariedade à presidenta Gleisi, diante dos ataques vis e mercenários da ‘’revista’’ e dá-lhe todo o apoio às medidas legais que deverão ser tomadas contra uma publicação que desonra o jornalismo brasileiro.

Brasília, 12 de agosto de 2017
Carlos Zarattini (PT-SP), líder do PT na Câmara dos Deputados

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast