Diretrizes do Processo de Definição de Candidaturas do PT 2018

Calendário para definição das candidaturas do PT às eleições de 2018 será estabelecido até o dia 8 de fevereiro de 2018

Site do PT

Considerando o artigo 139 do Estatuto do PT, que determina a responsabilidade do Diretório Nacional para estabelecer o calendário nacional para indicação, impugnação e aprovação das candidaturas às eleições proporcionais e majoritárias; Considerando que a tática para as eleições de 2018 será orientada para a eleição do Presidente Lula, no sentido de interromper o ciclo de desmonte de direitos do nosso povo e da soberania nacional, a ela serão submetidos todos os processos estaduais, e; Considerando que o processo de escolha de candidaturas será coordenado pela Comissão Executiva Nacional, esta RESOLVE:

  1.  O calendário para definição das candidaturas do PT às eleições de 2018 será estabelecido até o dia 8 de fevereiro de 2018, em cada Estado, pela respectiva Comissão Executiva Estadual, observadas as demais disposições destas Diretrizes.
  2. Os(as) delegados(as) aos Encontros Estaduais de Definição de Tática Eleitoral e de Definição de Candidaturas serão aqueles(as) eleitos(as) no 6º Congresso, que estejam em dia pelo Sistema de Arrecadação de Contribuição Estatutária (SACE) Nacional.
  3. . As datas-limite que nortearão a formulação do calendário estadual são as seguintes:

    Evento Datas-Limite
    Apresentação de Proposta de Apoio a Outro Partido 19 de fevereiro a 2 de março de 2018
    Encontro de Definição de Tática Eleitoral 4 a 18 de março de 2018
    Inscrição de Pré-Candidatos(as) a Governador(a) e Senador(a) 26 de março a 6 de abril de 2018
    Definição do método de escolha dos(as) Candidatos(as) Majoritários(as) 9 a 15 de abril de 2018
    Prévias para escolha dos(as) Candidatos(as) Majoritários(as) 5 a 20 de maio de 2018
    Segundo turno da Prévia 19 de maio a 10 de junho de 2018
    Inscrição de Pré-Candidatos(as) a Vice e proporcionais 7 de maio a 11 de junho de 2018
    Encontro de Definição de Candidaturas 17 de junho a 1º de julho de 2018
  4. As propostas de apoio a candidato a Governador(a) de outro partido, deverão ser subscritas por 1/3 (um terço), no mínimo, dos membros do Diretório Estadual ou da Comissão Executiva Estadual.
  5. . Caso seja apresentada proposta na forma do item 4, deverá ser realizado o Encontro de Definição de Tática Eleitoral.
  6. Caso não haja proposta de apoio a candidato(a) de outro partido ou quando a decisão do Encontro de Definição de Tática Eleitoral deliberar por candidatura própria, será aberto o prazo de inscrição de pré-candidaturas a Governador(a) e Senador(a).
  7. São pré-requisitos para ser candidato(a): a) estar filiado(a) ao Partido até 7 de abril de 2018;
     a)estar filiado(a) ao Partido até 7 de abril de 2018;   
     b)estar em dia com o Sistema de Arrecadação de Contribuição Estatutária (SACE/PT);
    c) assinar e registrar em Cartório o “Compromisso Partidário do Candidato(a) Petista”, de acordo com modelo aprovado pela instância nacional do Partido, até a realização da Convenção Oficial.  
  8. Havendo mais de um(a) candidato(a) inscrito(a) para governo ou senado, o Diretório Estadual, considerando as diretrizes nacionais sobre política de alianças, a conjuntura estadual e o estágio de evolução das tratativas sobre coligações com os demais partidos, definirá o método de escolha dos(as) candidatos(as), podendo ser através de Prévias Eleitorais ou, se aprovado por 2/3 dos votos de seus membros, através de votação em urna no Encontro Estadual de Definição de Candidaturas.
  9. Quando houver segundo turno nas prévias eleitorais, o intervalo entre o primeiro e o segundo turno deverá ser de, no mínimo, 13 dias.
  10. O número de assinaturas necessárias para que a Executiva Estadual examine pedido de inscrição de pré-candidatura a Governador(a) deve ser equivalente à 10% do número de filiados(as) que votaram no 6º Congresso naquele Estado.
  11. Quando a escolha da candidatura for efetuada no Encontro o pedido de inscrição deverá ser acompanhado das assinaturas de, no mínimo, 10% do número total de delegados(as) ao Encontro.
  12. Respeitadas as diretrizes e a tática aprovada os Encontros poderão delegar às Direções Estaduais poderes para concluir as tratativas com partidos aliados em relação à efetivação das coligações da composição das chapas proporcionais.
  13. O número de assinaturas necessárias para que a Executiva Estadual examine pedido de inscrição de pré-candidaturas ao Senado, inclusive suplentes, deve ser equivalente à 10% do número de filiados(as) que votaram no 6º Congresso naquele Estado.
  14. O número de assinaturas necessárias para que a Executiva Estadual examine pedido de inscrição de pré-candidatura ao cargo de Vice-Governador(a) deve ser equivalente à 10% do número de filiados(as) que votaram no 6º Congresso naquele Estado.
  15. Havendo mais de uma pré-candidatura ao cargo de Vice-Governador(a) caberá ao Encontro de Definição de Candidaturas escolher o(a) candidato(a) por voto em urna.
  16. As inscrições de pré-candidaturas proporcionais somente serão examinadas quando:
    a) Para o cargo de deputado(a) estadual estiverem acompanhadas de assinaturas ou votos favoráveis de no mínimo:  1/3 dos membros do Diretório Estadual; ou  5% das Comissões Executivas Municipais; ou  1% dos filiados(as) no Estado; ou  deliberação de um Encontro Setorial Estadual.
    b) Para o cargo de deputado(a) federal estiverem acompanhadas de assinaturas ou votos favoráveis de no mínimo:  1/3 dos membros do Diretório Estadual; ou  5% das Comissões Executivas Municipais; ou  1% dos filiados(as) no Estado; ou  deliberação de um Encontro Setorial Estadual ou Nacional.
  17. Qualquer filiado(a) poderá fiscalizar a aplicação das normas do Estatuto Partidário, podendo apresentar recurso perante as instâncias superiores.
  18. Será considerado como tempestivo o recurso quando apresentado em até 10 dias contados a partir do fato questionado. 19.
  19. Estas diretrizes se aplicam, no que couber, à escolha das candidaturas em nível nacional.
  20. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Executiva Nacional.

São Paulo, 25 de janeiro de 2018.

Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

PT quer a inclusão das novas provas contra ‘Gabinete de Ódio’ em ações na Justiça Eleitoral Bolsonaro

Mais notícias

PT Cast