Diversidade marca a 3ª Conferência estadual de Juventude no Piauí

Para o Coordenador de Juventude do governo de Wellington Dias, somente governos democráticos e populares como os do PT poderiam realizar momentos de formulação de políticas públicas onde os próprios jovens são protagonistas

Mais de 500 jovens participaram da 3ª Conferência Estadual da Juventude no Piauí, que aconteceu de 30 de outubro a 1º de novembro, com o tema “As várias formas de mudar o Piauí”.

“Aqui no estado a 3ª Conferência foi riquíssima, porque a gente teve a oportunidade de reunir vários grupos de jovens, de segmentos diferentes, de regiões diferentes, para discutir as pautas da juventude. Foi um verdadeiro intercâmbio cultural e social”, contou o Coordenador de Juventude do governo do estado, Deolindo Moura.

Para ele, somente governos democráticos e populares, como os do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma Rousseff, poderiam realizar momentos como essa Conferência de Juventude, em que “o Estado quer escutar os jovens para formular as propostas, a política de juventude no País”.

No Piauí não seria diferente. Com o petista Wellington Dias à frente do governo do estado, as ações da Coordenadoria da Juventude foram fortalecidas. “Nosso governador sabe da importância da própria juventude discutir e formular suas propostas, dos próprios jovens dizerem o que querem para o seu segmento e como querem mudar o Piauí”, ressaltou Doelindo.

“Nós fomos um dos primeiros estados, ainda em 2008, a organizar um Plano Estadual da Juventude, diga-se de passagem, em um governo petista”, relembrou o coordenador, ressaltando que esta Conferência tirou propostas para atualizar e aperfeiçoar o Plano.

Ao todo, os jovens presentes à 3ª Conferência de Juventude do Piauí escolheram 22 propostas, que serão levadas à Conferência Nacional, 76 propostas para o aperfeiçoamento do Plano Estadual de Juventude, além de mais de 100 propostas para os territórios do estado, que servem para os municípios se orientarem na formação de suas políticas de juventude.

Dezenove jovens piauienses representarão o estado na etapa nacional da 3ª Conferência de Juventude, que acontecerá de 16 a 19 de dezembro, em Brasílis (DF).

“Nossa delegação tem tudo que é de diversidade da juventude do Piauí. Estamos mandando para Conferência Nacional o que existe de mais diverso na política de juventude no estado e também o que há de mais diverso no que diz respeito às propostas”, garantiu.

Deolindo reforçou, ainda, que é a primeira vez que o Piauí tem jovens indígenas e jovens quilombolas participando de uma Conferência de Juventude no estado.

Antes da Conferência Estadual, foram realizadas oito etapas regionais envolvendo os onze territórios piauienses com conferências livres e virtuais, mostras artísticas, culturais e tecnológicas.

“Nós fomos o primeiro estado do País a iniciar o processo de Conferência. Nós começamos ainda no final do mês de abril, começo de maio. Em março nós fizemos o lançamento da nossa Conferência”, contou Deolindo.

Segundo o coordenador, essa 3ª Conferência foi bem diferente das edições anteriores. “Foi uma Conferência mais livre, com muitas atividades culturais, desportivas e sociais acontecendo ao mesmo tempo. E mesmo assim tivemos menos dispersão que em outros anos”, afirmou.

Além disso, os jovens ficaram no mesmo alojamento, diferentemente do que ocorreu nas duas conferências estaduais passadas. Isso permitiu, de acordo com o coordenador de juventude, que acontecesse uma maior interação e troca de experiências entre os diversos grupos de juventude do Piauí.

Desde 2004, o Piauí já conta com uma estrutura de juventude. Esse fato, segundo Deolindo, ajudou a realizar uma grande e participativa Conferência Estadual de Juventude.

“Isso também ajuda na estruturação das pautas da juventude em todo o estado, já que com uma Coordenadoria de Juventude com força de secretaria de estado a gente consegue chegar mais longe na formação dos jovens e ajudar na organização de conselhos de juventude, de diretorias, secretarias e demais estruturas de juventude nos municípios.

Da Redação da Agência PT de Notícias