Edição a favor de FHC mobiliza internautas

“Podemos tirar, se achar melhor”: a frase sugeria retirar trecho sobre envolvimento de FHC com os casos de corrupção na Petrobras

A publicação de uma reportagem pela agência de notícias “Reuters Brasil”, nesta segunda-feira (23), causou constrangimento na imprensa e virou motivo de piada nas redes sociais. Uma entrevista com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) foi publicada com pequena nota do repórter, que sugeria retirar trecho com conteúdo negativo sobre o tucano.

O trecho destacado pelo repórter, o qual sugere ao editor suprimir, tratava do envolvimento de FHC com os casos de corrupção na Petrobras, investigados pela Operação Lava Jato.

O parágrafo dizia que os pagamentos de propina na estatal teriam começado no governo do tucano. A informação foi seguida do comentário: “Podemos tirar, se achar melhor”.

A tentativa de blindagem editorial causou alvoroço nas redes sociais. Muitos internautas ficaram indignados com a possibilidade de interferência no texto do jornalista e apontaram o caso como censura. Em pouco tempo, a hashtag #PodemosTirarSeAcharMelhor foi criada para ironizar o fato.

Apesar das críticas e questionamentos sobre a manipulação do conteúdo, a “Reuters” manteve a entrevista na página e apenas retirou o pedido de revisão do texto feito pelo repórter Brian Winter, que em 2006 escreveu o livro O Improvável Presidente do Brasil, em parceria com FHC.

No início da noite, a agência de notícias lamentou a confusão. “A Reuters publicou em 23/3 inadvertidamente reportagem em Português com pergunta de editor brasileiro ao autor do texto original em Inglês. A pergunta, que deveria ter sido removida do texto, foi publicada acidentalmente. A Reuters em seguida publicou uma segunda versão do texto sem a pergunta. O conteúdo de ambos os textos em Português é exatamente o mesmo, e lamentamos qualquer confusão causada pelo engano”, publicou em sua conta oficial no Twitter.

Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast