Educadores do campo enviam carta emocionada a Lula

Texto foi entregue nesta quinta-feira (24) à presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, durante o 5º Encontro Nacional de Formação da Contag

Luiz Fernandes/Contag

A presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), senadora Gleisi Hoffmann, nesta quinta-feira (24), em Brasília, durante o 5º Encontro Nacional de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), rebatizado de “Acampamento Enafor Lula Livre”.

A presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), senadora Gleisi Hoffmann, recebeu nesta quinta-feira (24), em Brasília, uma carta muito carinhosa e emocionada para ser entregue ao ex-presidente Lula. Ela foi escrita por educadores e educadoras do campo, reunidos no 5º Encontro Nacional de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), rebatizado de “Acampamento Enafor Lula Livre”.

Desde a saudação inicial, as palavras da carta carregam o desejo coletivo de enviar um forte e longo abraço ao maior líder popular da história do Brasil: “nosso eterno Presidente e amigo de luta e militância, Lula. Somos homens e mulheres do campo, milhares de ‘Lulas’ presentes, vindos de todos os cantos do Brasil”.

A solidariedade também se manifesta ao longo de todo o documento, que foi lido na presença de mais de mil pessoas, participantes do encontro. “Permaneceremos incansavelmente reafirmando sua inocência, denunciando o golpe à democracia brasileira e o teatro midiático que culminou na sua prisão política”, diz a carta.

No documento, educadoras e educadores do campo também tiveram a sensibilidade de conciliar sua determinação de lutar para combater as injustiças dessa perseguição ao grande líder com o carinho de quem se dirige a uma pessoa próxima, amiga e companheira: “queremos demonstrar que a luta continua viva, mas também levar o nosso abraço demorado e acolhedor, (…) a nossa melhor energia, tudo o que revele que você [Lula] não está só”.

Em outro trecho, essa juventude rural, segmento majoritário no encontro de formadores da Contag, reafirmou a disposição de continuar protestando contra a prisão de Lula, as perseguições às lideranças populares, o desmonte do País e a retirada de direitos da população. “Enquanto não recuperamos o Brasil de Lula e de todos os brasileiros, continuaremos fazendo das ruas o nosso palco de luta”, escrevem.

E concluem dizendo que “o acampamento Enafor Lula Livre simboliza a resistência da classe trabalhadora , que recusa um Brasil que não representa os nossos sonhos e não cabe nas nossas novas utopias”.

Gleisi aproveitou o momento para reforçar a pré-candidatura de Lula à Presidência da República nas eleições deste ano, transmitir a própria indignação dele com o que está acontecendo no Brasil dos golpistas e falar da esperança que a retomada de um país inclusivo e que dê atenção a sua gente significa para a garantia de direitos e de bem estar social ao povo brasileiro. “O povo quer Lula, não quer outro candidato. Confia no Lula, sabe o que ele fez e sabe que ele conhece a realidade do povo nos quatro cantos desse país”, disse.

5º ENAFOR

#AOVIVO | Participo agora na Contag do 5º ENAFOR – Painel: Educação Popular e Educação do Campo.

Publicado por Gleisi Hoffmann em Quinta-feira, 24 de maio de 2018

Da Redação da Agência PT de Notícias