Eleger Jandira prefeita do Rio é um ‘volta Dilma’, afirma presidenta

Dilma Rousseff discursou em ato na Cinelândia em apoio à candidatura de Jandira Feghali (PCdoB) e Edson Santos (PT) à prefeitura do Rio de Janeiro

Nesta quarta-feira (21), a presidenta eleita Dilma Rousseff participou de ato na Cinelândia em apoio à candidatura de Jandira Feghali (PCdoB) e Edson Santos (PT) a prefeitura do Rio de Janeiro (RJ). Comício também contou com a presença do senador Lindbergh Farias, do deputado federal Wadih Damous e deputada e ex-governadora Benedita da Silva, todos do PT do Rio.

Em seu discurso, a presidente eleita Dilma Rousseff disse que a deputada “tem que estar no segundo turno”; “Somos capazes de virar esse jogo”, discursou. E disse aos milhares de apoiadores que lotaram a praça mesmo debaixo de uma  chuva fina: “Muitos gritam ‘volta, Dilma!’. E eleger Jandira prefeita aqui no Rio é um ‘volta, Dilma'”, declarou a petista.

Primavera das Mulheres

Desde o fim da tarde, mulheres se reuniam no Largo da Carioca, de onde deram início a uma grande caminhada até a Cinelândia, onde seria o comício. A deputada federal e candidata Jandira caminhou rodeada de mulheres com muitas flores.

Já na Cinelândia, houve apresentações musicais e discursos de vários apoiadores da chapa. Jandira e Dilma Rousseff foram aclamadas pela multidão.

“Nós, mulheres, entendemos que está na hora de mudar o comando desta cidade”, discursou a deputada e ex-governadora Benedita da Silva. E ressaltou a importância da presença de Dilma Rousseff em sua primeira participação após o impeachment em uma campanha que tem como foco as mulheres.

“Não vão calar a nossa voz. Não vão impedir a chegada da Primavera, porque ela já chegou. Ela está aqui e nós haveremos de garantir um combate tremendo à esse Golpe dado à Nação brasileira, à democracia brasileira. Esse usurpador golpista que está sentado fora de lugar, nós queremos ele fora”, disse a deputada federal.

“A maior resposta ao golpe é eleger uma mulher que foi a maior guerreira na Câmara dos Deputados, é eleger Jandira Feghali prefeita do Rio de Janeiro.” disse o senador Lindbergh Farias em seu discurso, se referindo à postura combativa e incansável da candidata durante o processo de impeachment.

Jandira Feghali e senador Lindbergh Farias Foto: Bruno Bou / CUCA da UNE

Edson Santos (PT), ex-ministro da Igualdade Racial, vice de Jandira

Jandira abriu seu discurso agradecendo a presença de todos e dizendo que Rio de Janeiro recebe presidenta Dilma Rousseff de braços abertos. População respondeu em coro: “Dilma / eu te amo!”

A candidata se declarou emocionada com a acolhida do povo carioca: “Eu só tenho como sentir emoção. Acima de tudo afeto, amor e um sentimento de que essa cidade precisa mudar”.  E disse se sentir muito honrada de ter Dilma apoiando essa campanha.

“Nós queremos democracia no Brasil e nessa cidade porque ainda não tem. Ninguém é consultado aqui, nem mesmo pra trocar uma linha de ônibus”, declarou.

Jandira defendeu a nacionalização da campanha: “Nós falamos do Brasil porque corremos o risco de um retrocesso civilizacional. É por isso que eu falo sobre o plano nacional na minha campanha”. E completou dizendo que a única forma de garantir o direito das pessoas do Rio é apoiando alguém que sempre perfilou o direito de todos.

Dilma Rousseff

A presidenta legítima Dilma Rousseff discursou para uma Cinelândia lotada e destacou a emoção de apoiar Jandira Feghali, pela sua integridade.

“Ao chegar aqui me lembrei do meu primeiro comício da eleição de 2010, que foi aqui com muita vibração. Nada se compara com esse encontro, com esse carinho e força que vocês estão me passando” discursou Dilma.

Sobre a candidatura de Jandira e Edson, ex-ministro da Igualdade Racial, declarou: “Queremos eleger uma chapa que tem tudo a ver conosco, povo brasileiro. Uma chapa integrada por uma mulher é um negro, que reflete as características do nosso país”.

Ela lembrou que “Jandira defende direitos muito concretos” e fez duras críticas ao atual governo. “Queremos a soberania das nossas riquezas, sem transferir emprego para outros países”, alfinetou, sobre a intenção da Petrobras de querer importar plataforma de petróleo.

“Muitos gritam ‘volta, Dilma!’. Eu agradeço, entendo a fala, e acho que tem um lado que está além do meu mandato, é uma defesa que vocês fazem da democracia. Alguns fatos que são decisivos para essa volta da democracia. Eleger Jandira prefeita aqui no Rio é um ‘volta, Dilma'”, declarou a petista.

Ela disse ainda que Jandira “precisa estar no segundo turno, ela tem que estar. Somos capazes de virar esse jogo”.

Veja abaixo vídeo do comício:

Dilma e Jandira na Cinelândia!

Assista ao vivo nosso #ZumZumZum Pela Democracia. Dilma e Jandira na Cinelândia! #ÉAVezDasMulheres #JandiraPrefeita #DilmaNoRio

Publicado por Jandira Feghali em Quarta, 21 de setembro de 2016

Da Redação da Agência PT, com informações do Brasil 247