Eletrobras assina acordos com a China

Parcerias contemplam construção de rede elétrica em ultra-alta tensão e implantação de usina no rio Teles Pires

Os governos de Brasil e China firmaram acordos entre a Eletrobras e empresas do país asiático no setor de geração e transmissão de energia. O principal deles, visa à construção de linhas de transmissão para ultra alta-tensão (Ultra-High Voltage, no termo em inglês) na usina hidrelétrica de Belo Monte.

Para o presidente da Eletrobras, José da Costa, o acordo de cooperação com a State Grid chinesa é um marco na cooperação no setor energético entre os dois países.“Creio que há um enorme campo para parcerias do tipo ganha-ganha, com benefício mútuo para o Brasil e a China”, diz Costa.

Para o presidente do conselho da State Grid, Liu Zhenya, Brasil e China apresentam similaridades na distribuição de energia. Segundo ele, os dois países possuem bases de geração distantes dos centros de carga.

Além do acordo com a State Grid, a Eletrobras assinou Acordo de Cooperação Estratégica com as também chinesas Three Gorges e Cwei Brasil Participações, e que conta, ainda, com a participação da Eletrobras Furnas. O acordo prevê que a Cwei Brasil passará a fazer parte da Sociedade de Propósito Específico (SPE) encarregada de implantar a usina São Manoel, localizada no rio Teles Pires, na fronteira entre Mato Grosso e Pará. A Cwei Brasil possui 21,35% das ações da Energias de Portugal (EDP), sócia de Furnas na SPE.

O documento prevê ainda a possibilidade de investimentos conjuntos em projetos eólicos na China, a formação de parcerias em projetos eólicos e solares no Brasil, além do desenvolvimento de estudos em projetos hidrelétricos no país e em atividades de P&D. O acordo tem validade de três anos.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Portal Brasil

PT Cast