Eloi Ferreira de Araujo: O legado de Zumbi dos Palmares

Comemoramos 320 anos da luta de Zumbi, de Dandara e de todos os quilombolas de Palmares, em Alagoas

Lula Marques/Agência PT

Comemoramos 320 anos da luta de Zumbi, de Dandara e de todos os quilombolas de Palmares, em Alagoas. A história da luta correu os séculos e influenciou a abolição, como disse o poeta Luís Carlos da Vila, em samba memorável da Vila Isabel. Foram muitas batalhas até que no século 19 se inicia processo lento e restrito para pôr fim à escravidão. Hoje, havidos 127 anos da lei que a aboliu, ainda há muito o que fazer para a construção de sociedade com igualdade.

Joaquim Nabuco afirmou que a demora em acabar com a escravidão imporia à sociedade a convivência com seus efeitos por cem anos. A previsão ficou abaixo: os efeitos teimam em permanecer. Ex-cativos não tiveram as mesmas condições asseguradas a imigrantes europeus, que receberam terras e benefícios.

A comunidade negra ainda ocupa os piores lugares na pirâmide social. Sua presença é maioria nos presídios e nas favelas. O ‘Mapa da Violência’ dá conta que em 2012 morreram proporcionalmente e por arma de fogo 142% mais negros do que brancos. Quadro perverso que nos remete ao século 19, pois os assassinos poucas vezes são punidos. Esse morticínio tem que parar já, com punição aos seus autores!

A implementação das políticas de ação afirmativa, notadamente as de cotas, tem produzidoresultados muito interessantes. Esse cenário positivo de progresso social de negros e negras tem feito aflorar as intolerâncias, o racismo, o machismo e a xenofobia. Houve quem dissesse que bastava ter dinheiro para não sofrer racismo. Agressões a jogadores de futebol, artistas e médicos desmentem essa ideia.

A grande oportunidade de se combater o racismo está na implementação do Estatuto da Igualdade Racial, que dispõe sobre a implementação das ações afirmativas e serviu de fundamento para aprovação das cotas no Supremo. Além disso temos a Década dos Povos Afrodescendentes declarada pela ONU, para se intensificar um conjunto de políticas públicas de combate ao racismo e às desigualdades.

É hora de se homenagear Zumbi dos Palmares, Dandara, os heróis da Revolta dos Búzios, Luiza Mahin, Luís Gama, Castro Alves, João Cândido Felizberto e todas e todos que nos legaram o amor a liberdade e as conquistas que desfrutamos hoje.

Eloi Ferreira de Araujo é ex-ministro da Igualdade Racial

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast