Em clima de resistência e paz, segue o acampamento Lula Livre

Caravanas de todo o país não param de chegar ao acampamento Lula Livre, que recebe diariamente lideranças nacionais e de movimentos sociais

Foto: Joka Madruga/Agência PT

Acampamento de vigília democrática Lula Livre

A manhã desta terça-feira (10) começou com um animado batuque organizado pela juventude que está no acampamento Lula Livre, a poucos metros da sede da Polícia Federal onde se encontra o ex-presidente Lula, o primeiro preso político desde a reabertura democrática.

As caravanas de todo o Brasil não param de chegar. Na manhã desta tercça, aguerridos militantes do Rio Grande do Sul desembarcaram em Curitiba depois de dez horas de viagem. “Foi uma viagem cansativa, mas que vale a pena. Viemos trazer nossa energia em benefício do Lula, que hoje é um preso político”, diz Miguel Idiart, presidente da segunda zonal do PT de Porto Alegre.

José Cruz coordena um projeto social de inclusão de 150 jovens em Santa Maria (RS), e veio também do RS. “Recebemos Lula em Santa Maria, durante a caravana Lula pelo Brasil, e agora estamos aqui o defendendo, ele que é um preso político”, diz. “Nós, lá da vila, nos identificamos com Lula, por isso estou aqui representando nossos jovens”, completa.

Acampamento de vigília democrática Lula Livre

O ônibus trouxe integrantes do Levante da Juventude, de sindicatos, da pastoral da juventude, do movimento estudantil e do movimento nacional de luta por moradia e professores.

Reforçando a estrutura democrática e de muita colaboração entre os militantes. O secretário nacional de combate ao racismo, Martvs Chaags, fez hoje pela manhã uma reunião que definiu a retomada da Secretaria de Combate ao Racismo no PT  do Paraná, que estava desativada. “A vigília permitiu esse encontro fundamental para combater o racismo.”

O encontro debateu a conjuntura atual do ponto de vista de quem combate os preconceitos. “Em seguida tiramos as ações que faremos no acampamento. Teremos um debate sobre o Brasil que o povo negro quer e um ato nacional de combate ao racismo”, diz martvs.

Na avaliação do secretário nacional, só Lula traz esperança de dias melhores ao pais. “Sou lula porque ele é a oportunidade de emancipação da população negra no Brasil “,afirma.

Doações

Não param de chegar doações de alimentos e água ao acampamento da vigília livre. “Esse apoio vem não só de partidos e sindicatos, mas também da sociedade, que entende a nossa mobilização e a importância de estarmos aqui apoiando Lula “,diz Zenilda Lisboa Pereira, do material, enquanto empilha mais um fardo de água mineral.

Doações podem ser entregues na praça Olga Benário, no centro do acampamento da vigília. “Daqui distribuímos para as cozinhas do acampamento”, explica Zenilda.

Ao final do ato, o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, convocou o povo a se manter nas ruas até que a prisão política de Lula chegue ao fim.

“Lula só está preso político porque só ele pode interferir na política brasileira. Temos denunciar que Lula é a campanha salarial, Lula é a defesa do trabalhador, Lula é quem vai revogar a reforma trabalhista. Com Lula nossa previdência não será entregue ao capital”.

De Luis Lomba, para a Redação da Agência PT de Notícias