Em encontro com PSD, Dilma prega parceria para reformas

A presidenta destacou que o momento é de, passada a eleição, construir pontes em torno de projetos

Dilma Rousseff e Gilberto Kassab, no Palácio do Planalto: diálogo com partidos para fazer reformas

A presidenta Dilma Rousseff iniciou, nesta quarta-feira (5), o processo de diálogo político prometido por ela, logo após a vitória eleitoral de 5 de outubro. No Palácio do Planalto, Dilma se encontrou com representantes do Partido Social Democrático (PSD) e destacou a importância das parcerias construídas em torno dos projetos e reformas importantes para o País.

A presidenta havia agradecido o apoio do PSD mesmo antes da eleição, partido com colaboradores no governo, como o ministro Guilherme Afif Domingos, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa.

Presente no encontro, o presidente nacional do PSD, Guilherme Kassab, falou da busca do partido pelo consenso, de modo a viabilizar a parceria com o governo do PT.

“Somos parceiros da presidente no fortalecimento do avanço das conquistas, na ascensão de classe por meio de políticas de inclusão”, discursou Kassab.

Dilma lembrou que o principal espaço de diálogo é o Congresso Nacional, onde, segundo ela, está representada a diversidade da nação brasileira. Para a presidenta, é preciso dialogar com todos os setores, os movimentos sociais e as centrais sindicais. “O espaço privilegiado de articulação política é o Congresso Nacional”, afirmou.

Reforma política – A presidenta voltou a defender uma reforma política com respaldo popular. Segundo ela, o Brasil corre o risco de ter representantes aquém da sociedade, com uma dificuldade ainda maior de os políticos representarem os eleitores.

“O Brasil necessita dessa reforma. É óbvio que ela passa pelo Congresso, mas também não podemos descuidar da presença e dos interesses populares expressos durante toda a campanha”, disse Dilma.

A presidenta lembrou, ainda, da necessidade de se fazer a reforma tributária, apesar dos conflitos de interesse de municípios, estados e União na distribuição dos recursos. Para Dilma, um passo importante foi dado com a universalização do Simples – o processo mais similar a uma reforma tributária feita no Brasil, segundo ela.

“Este é processo que nós nos comprometemos durante a campanha e faremos, que é o fim do abismo tributário, no caso dos micro e pequenos empreendedores”, falou Dilma.

Por Tiago Falqueiro, da Agência PT de Notícias