Em evento por moradia, Gleisi acusa caráter neoliberal do golpe

A presidenta do PT participou do 14º Encontro da União Nacional por Moradia Popular e comentou a pesquisa CUT/Vox Populi divulgada nesta sexta (4)

Paulo Pinto/Agência PT

Gleisi participa do 14o Encontro da União Nacional por Moradia Popular

A presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, participou, nesta sexta-feira (4), do 14º Encontro da União Nacional por Moradia Popular. Além de Gleisi, o encontro contou com a presença de Frei Betto; do presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas; do coordenador da Federação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar, Elvio Motta; e da filósofa Ivone Guebara.

O encontro teve início na quinta-feira (3) quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da abertura do encontro, na Quadra dos Bancários, em São Paulo. O ato foi o encerramento da caminhada feita pelos movimentos por moradia. Eles passaram pela Catedral da Sé, pela prefeitura, Fórum e pela Secretaria de Segurança Pública, e denunciaram a truculência da Polícia Militar nas ações das comunidades.

Na manhã desta quinta (4), foi aprovado o regulamento das entidades e realizada a mesa de debates. Gleisi Hoffmann traçou um paradigma social e econômico do Brasil para mostrar como o golpe foi pensado estrategicamente pelas elites para que a agenda neoliberal fosse imposta aos brasileiros. Ela reforçou que essa política implementada pelo governo golpista de Michel Temer está massacrando o trabalhador.

“Durante o governo de Lula e Dilma, conseguimos conquistar o primeiro degrau social no país. Sabemos que o que conquistamos foi pouco diante da carência dos brasileiros, mas a primeira coisa que o ex-presidente Lula fez foi dar às pessoas o direito delas comerem. Foram 13 anos de um oásis no meio do deserto. Agora, o sistema financeiro tomou de vez conta do País. Nem o primeiro degrau de conquista social essa elite aceitou”, declarou.

A presidenta fez um cenário apontando como o governo golpista trabalha para atender a agenda de interesses da elite e dos bancos. Ela citou, como exemplo, o fato de 500 mil famílias aguardarem cadastramento no Bolsa Família, em um momento de crise em que o Brasil conta com 14 milhões de desempregados.

Ela também denunciou a paralisação das universidades federais, prevista para setembro, por falta de orçamento público. Gleisi ainda lembrou que o atual governo parou o Minha Casa, Minha Vida. “Com a PEC, o governo implementou um congelamento de 20 anos ao orçamento, incluindo habitação. O MCMV faixa e e entidades parou. Aí vai o governo e usa a Caixa e o FGTS para financiar casas de R$ 800 mil, para os riscos”.

Mesa de debates do 14o Encontro da União Nacional por Moradia Popular

Gleisi alertou ainda para um projeto de lei que tramita na Câmara que prevê que o “pagamento” de trabalhadores rurais sea feito em troca de comida e moradia. “Eles querem voltar com o regime escravagista!”. Por tudo isso, Gleisi argumentou a defesa da bandeira das eleições diretas.

Para o coordenador da Federação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar, Elvio Motta, todos os desmontes e o golpe são apenas a “ponta do iceberg”: “Os governos Lula e Dilma estão sendo tão perseguidos porque tiveram a ousadia de pensar um processo revolucionário a partir da gestão de politicas publicas. Ousamos pela primeira vez desafiar os descendentes escravagistas desse país”, afirmou.

Pesquisa CUT/Vox

A senadora falou também sobre a pesquisa CUT/Vox Populi, divulgada nesta sexta-feira. No levantamento, Lula lidera em todos os cenários e chega a 53% das intenções de votos. “Apesar de toda perseguição, da desconstrução sistemática feita pela imprensa, o ex-presidente Lula lidera todas as pesquisas e hoje está com 53% das intenções de votos. Isso, porque há uma memória da população quanto às conquistas e avanços feitos por ele em nome do povo brasileiro”.

O presidente da CUT, Vagner Freitas, também comentou a pesquisa. “Antes só as entidades patronais faziam pesquisas. Agora nos juntamos com a Vox e fizemos essa para ajudar a fazer uma política mais correta. Mesmo com todo massacre midiático, com toda calúnia contra Lula e sua família, o povo não se deixa levar totalmente pela mídia golpista. Lula chega a 42% na espontânea”.

No levantamento, o candidato dos tucanos Aécio Neves não tem nem 1%. Por outro lado, Vagner Freitas alerta para o segundo lugar na pesquisa em que apareceu o deputado Bolsonaro, com 10%. De acordo com o dirigente, 5% daqueles que declararam voto no parlamentar reacionário são mulheres.

“Ele defende o estupro, a violência. Aí o PSDB deixou de existir e criou um monstro. Foi isso que a direita brasileira fez. Precisamos continuar nas ruas, o que é essencial, mas que tenhamos um governo que nos represente”, declarou Freitas.

Assista ao discurso de Gleisi Hoffmann:

Discurso de Gleisi durante o 14º Encontro da União Nacional po…

"Luta de moradia é luta de mulher!". Assista à íntegra do discurso da presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, durante o 14º Encontro da União Nacional por Moradia Popular.Na fala, ela também comentou a pesquisa CUT/Vox Populi, que mostra Lula liderando em todos os cenários para 2018, os retrocessos e a votacão da denúncia contra Michel Temer.

Publicado por Partido dos Trabalhadores em Sexta, 4 de agosto de 2017

Da Redação da Agência PT de Noticias