Em Itabaiana, Lula cobra responsabilidade com Previdência Social

Ex-presidente recebeu título de cidadão itabaianense em ato na cidade. Ele falou sobre a dignidade que o povo Nordestino passou a ter depois de seu governo

Ricardo Stuckert

Lula em Itabaiana

Seguindo a caravana pelo Nordeste, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou, na tarde desta segunda-feira (21), pela cidade de Itabaiana, no interior do Sergipe, onde recebeu o calor e o carinho do povo local. Na cidade, ele recebeu o título de cidadão itabaianense.

“Eu queria dizer ao povo de Itabaiana do meu carinho, do meu profundo respeito por vocês. Se houve algum momento que eu recebi a notícia de que Itabaiana teria pouca gente, eu queria dizer que, ainda que tivesse uma pessoa, eu viria. Eu não sei fazer política sem olhar na cara das pessoas”.

 

Depois de ter sido homenageado com um Honoris Causa em Lagarto (SE), ele falou sobre a dignidade que o povo nordestino passou a ter depois de seu governo.

“Se todo mundo não sabe ainda eu sou natural de Garanhuns, fui para São Paulo aos 7, comi pão aos 7. Eu fui o primeiro a fazer curso técnico, a ganhar um salário melhor, a ter uma casa, carro, teve, a ser dirigente sindical e o primeiro e o único a ser presidente da República”.

O ex-presidente voltou a afirmar que a caravana não tem objetivo eleitoral. “É por isso que eu quis viajar esse país. Não por campanha, porque eles já querem dizer que eu sou candidato e tô antecipando campanha. E eu não tô antecipando. Se eu for candidato, eu vou brigar”.

“Tô viajando pra ver se a gente consegue descobrir o que aconteceu nesse país. Porque quando eu resolvi ser candidato eu tinha um compromisso com a minha consciência: de fazer com que o Nordeste fosse menos desigual em relação ao restante do país”.

“O Nordeste tinha menos universidade, menos estudante, mais analfabeto, evasão escolar, menos doutor, menos pesquisador, que estava habituado a uma cultura que toda vez que tinha seca aparecia com o gado morrendo, a cabrita de outro lado morrendo e as pessoas invadindo supermercado para pegar o que comer”.

Ele lembrou que se prometeu, então, que só valeria a pena ser presidente se pudesse provar que o pobre não era pobre porque queria, que o Nordeste não era a região mais atrasada do Brasil porque o povo era incompetente.

“O atraso do Nordeste era irresponsabilidade dos governantes, que só olhavam para uma região. As pessoas que pensavam assim não têm noção e não conhecem a alma do povo brasileiro”.

“Eles ficaram mais bravos ainda quando viram que pobre estava trocando o jegue por uma motocicleta”.

Para Lula, o Bolsa Família só deverá ser desabilitado quando o povo brasileiro tiver trabalho e salário. “Enquanto isso não acontecer, cabe ao estado brasileiro ter responsabilidade e garantir alimentação, moradia e a escola”, exemplificou. Em SP, Lula informou, mais de 1,4 milhão de famílias recebem Bolsa Família.

 

Dando um recado aos atuais governantes, Lula cobrou responsabilidade em relação à Previdência Social. “A Previdência está deficitária porque a economia não cresce, o emprego não cresce. Quando eu era presidente criamos emprego, aumentava salário de trabalhador, valorizou o mínimo”.

“Façam a economia voltar a crescer, gerem emprego”, completou.

“Vocês sabem que não é discurso, vocês sabem o que Lula vez aqui em Itabaiana. Ele fez aqui um campus da universidade para que o filho do povo tivesse acesso ao ensino superior e também porque ajuda a desenvolver a cidade e o agreste sergipano”, disse o vice-presidente do PT e coordenador da caravana, Marcio Macedo

 

Lula participa de ato em Itabaiana #lulaemsergipe #lulapelobrasil

Publicado por Lula em Segunda, 21 de agosto de 2017

Por Clarice Cardoso, enviada especial ao Nordeste com a caravana Lula pelo Brasil, para a Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast