Em manifesto, governadores do Nordeste reforçam apoio a Dilma

Para governador do Piauí, Wellington Dias (PT), mais que um apoio à presidenta Dilma e ao Brasil, o manifesto se coloca a favor da democracia e contra o retrocesso

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

O Encontro dos Governadores do Nordeste terminou nesta sexta-feira (17), no Piauí, com apresentação da Carta de Teresina e manifesto em apoio à presidenta Dilma Rousseff e ao vice-presidente e Michel Temer.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), destacou que a pretensão é de que este documento não seja assinado apenas pelos governadores do Nordeste, mas por todos os governadores do Brasil.

“Mais que um apoio à presidenta Dilma e ao Brasil, é um manifesto em favor da democracia. Nós não admitimos um retrocesso”, afirmou Wellington Dias, porta voz dos governadores do Nordeste no Encontro.

Dias destacou que os governadores querem respeito à Constituição e uma democracia fortalecida. “Fomos eleitos para um mandado de quatro anos e não há nada que justifique a interrupção de um mandato”, disse.

A Carta de Teresina, documento final do Encontro dos Governadores do Nordeste, dispõe sobre a integração dos Estados e a necessidade de apoio do governo federal às áreas de segurança pública, ciência, tecnologia e inovação, assim como aos mecanismos de sustentabilidade da previdência social dos estados da região.

“Acreditamos no Brasil, não há sentido essa propaganda de pessimismo que vem sendo difundida no Brasil. Reconhecemos a escassez dos recursos e o momento difícil pelo qual o Brasil está passando, além da crise mundial. Mas solicitamos um tratamento emergencial ao que é emergencial”, completou o governador do Piauí.

Na área da segurança, Wellington Dias explicou que há a necessidade de um cofinanciamento do governo federal, participação no controle de armamento, liberação do fundo de apoio a Política sobre Drogas e a implantação de mais um presídio federal em cada Estado.

“Precisamos de um tratamento especial nesta área. Queremos que o Nordeste seja prioridade em investimento na Segurança”, ressaltou Dias.

Os governadores solicitam agilidade e a formação de um grupo de trabalho que envolve o governo federal e os Estados para mudanças na legislação que possibilitem alternativas para o equilíbrio financeiro e formas alternativas de receitas na área da Previdência.

Wellington Dias disse ainda que foi discutido no encontro a necessidade de mais investimentos na área de ciência e tecnologia, com destaque para a internet e na continuação do Luz para Todos.

“Há um compromisso com o ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, para trabalhar investimento proporcional à população do Nordeste que é de 28%”, afirmou.

Os dois documentos serão entregues a Dilma e ao Congresso Nacional. Confira a Carta de Teresina e o Manifesto na íntegra.

Da Redação da Agência PT de Notícias