Em Minas, Pimentel nomeia mais 1,5 mil servidores na Educação

Governador de Minas Gerais quer fazer 15 mil nomeações por ano até alcançar 60 mil, em 2018

Governa Fernando Pimentel, assina acordo histórico com sevidores da educação.15-05-2015 Palácio da Liberdade.Foto: Manoel Marques/imprensa-MG

O governo de Minas Gerais, comandado por Fernando Pimentel (PT), nomeou, nesta sexta-feira (31), 1.500 servidores da Educação aprovados em concurso no ano de 2011. Pimentel tem como compromisso de campanha a nomeação, até o fim do mandato, em 2018, de 60 mil servidores. Até o momento foram nomeados 7.500. A previsão é nomear, até o fim de 2015, 15 mil novos servidores, ao todo.

O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG),em entrevista à Agência PT de Notícias, exaltou a conduta do governador petista. Para ele, o PT fez, em quatro meses, o que os governos tucanos não conseguiram executar em 12 anos no estado.

As nomeações anuais fazem parte do acordo para resolver o problema de irresponsabilidade administrativa e “desumanidade” que os governos tucanos fizeram através da Lei Complementar (LC) 100, de acordo com Lopes.

A lei permitiu que administração do ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), efetivasse cerca de 100 mil servidores, a maioria da Educação, sem concurso público.

“Ele enganou milhares de pessoas em uma lei inconstitucional que efetivou 100 mil pessoas”, lembrou Lopes.

Segundo o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), a Lei 100 foi negociada pela gestão Aécio para se obter o certificado de regularização previdenciária, o que possibilitaria, entre outras coisas, a tomada de empréstimos de bancos internacionais.

Em junho, Pimentel assegurou, por meio de Projeto de Lei, o- pagamento do piso salarial de R$ 1.917,78 ao servidor ocupante do cargo de professor de educação básica com jornada de trabalho de 24 horas semanais, previsto na Lei Federal 11.738. O reajuste será pago de maneira escalonada.

Por Guilherme Ferreira, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Prefeitos e prefeitas do PT tomam posse em todo o país nesta sexta Brasil
PT reúne prefeitas, prefeitos e vices para atualizar Modo Petista de governar Brasil

Mais notícias

PT Cast